Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Placa falsa: motociclista é flagrado com identificação comprada na internet

Publicada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti


Foto Divulgação
Condutor de moto com placa duplicada é detido pela Guarda de Vitória

Um motociclista de 43 anos foi flagrado pela Guarda Civil Municipal de Vitória utilizando uma placa falsa na moto. Ao ser detido, ele alegou ter comprado a identificação pela internet.

O caso aconteceu na última sexta-feira (8), em Jardim da Penha. Com o apoio da Gerência de Inteligência e da Central de Monitoramento, uma equipe de patrulhamento realizou a abordagem ao suspeito na Avenida Fernando Ferrari.

"Durante a abordagem, ele afirmou que comprou a placa por um site de vendas e que sequer percebeu que as letras estavam trocadas de posição. Na versão apresentada, o detido disse ainda que precisou adquirir outra identificação para o veículo após quebrar a original", detalhou o inspetor Amâncio, responsável pela abordagem.

O condutor foi levado para a Delegacia Regional de Vitória. Além disso, a equipe da Guarda lavrou um auto de infração contra o motociclista, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

Placa falsa

O gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito, Marcelo Paraguassu, chama a atenção para os trâmites legais a serem seguidos na troca de uma placa.

"Não se pode 'comprar pela internet'. Não há regulamentação que permita isso. O condutor deve entrar em contato com o órgão estadual responsável, apresentar toda a documentação do veículo e pessoal e seguir os procedimentos necessários. Além disso, uma placa original possui QR Code, que é verificado pela autoridade de trânsito. Qualquer situação fora disso configura ilícito", ressaltou.

Paraguassu também adverte que o uso indevido de sinal identificador é considerado crime e infração de trânsito. "O Código Penal estabelece que a adulteração de sinal identificador de veículo automotor é crime, abrangendo a placa, o chassi, o motor e demais itens. Além disso, há também a penalidade prevista no Código de Trânsito, por se tratar de infração média, sujeita a multa, pontos na CNH e até apreensão do veículo", explicou.