Notícias

Pequenos estudam cultura italiana em Cmei de Joana D´Arc

Publicada em 22/11/2018, às 12h22

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Cultura italiana no Cmei Thomaz Tommasi
Pequenos vestiram trajes característicos da Itália e Cmei recebeu decoração especial para o desenvolvimento do projeto

As curiosidades do povo italiano e suas características culturais estão sendo tema de trabalho em sala de aula com os pequenos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Doutor Thomaz Tommasi, em Joana D’Arc, por meio do projeto "Saberes e sabores da cultura italiana no Espírito Santo".

O objetivo é conhecer e valorizar a cultura italiana, mergulhando na magia das brincadeiras, da culinária, das músicas, das danças e das histórias.

Para despertar a atenção dos pequenos, as professoras estão trabalhando com elementos que fazem parte da cultura dos italianos e que foram agregados à do povo capixaba. Assim, eles têm contato direto com itens da culinária, em especial a polenta, além de músicas, danças, arquitetura e a história "Pinóquio", do autor italiano Carlo Collodi.

Identidade capixaba

"A nossa ideia é fazer com que eles reconheçam a importância da cultura italiana para a formação da identidade do povo capixaba e promover a socialização e a interação afetiva entre as crianças, incentivando-as à vivência de valores como cooperação, respeito, justiça, solidariedade e autoestima", explicou a professora Cleuvera Judith Novelli Bonela.

"Com o projeto vamos resgatar de forma lúdica e artística a história e os valores sociais
que estão sendo esquecidos na sociedade técnico-urbana dos dias atuais", acrescentou a professora Vanuza Aguiar França.


Voltar ao topo da página