Notícias
Pela Internet: 2ª via do carnê do IPTU pode ser obtida no portal da Prefeitura
Publicada em 17/02/2011, às 10h00
Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui

O contribuinte que não receber ou que perder o carnê do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) também pode imprimir uma segunda via pela internet (Emita aqui a 2ª via). O pagamento em cota única pode ser feito até o dia 16 de março e dá direito a 8% de desconto.
Em Vitória, o pagamento pode ser feito em 5 cotas, quando o IPTU tiver valor igual ou inferior a R$ 100,00. Acima desse valor, é possível pagar em 10 vezes. Banco do Brasil, Banco Santander, Banestes, Casas lotéricas, Bradesco, Itaú, Banco Popular do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bancoob-Sicob estão autorizados a receber o imposto.
Para atualização dos valores do IPTU, foi aplicado 5,79 %, utilizando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), que é o índice oficial de atualização dos créditos do município, do ano de 2010. A previsão da Prefeitura de Vitória é de arrecadar, em 2011, cerca de R$ 66 milhões com o IPTU e Taxa de Coleta de Lixo (TCRS).
A Prefeitura concede redução de 75% sobre o imposto para os idosos com idade a partir de 60 anos. Para obter o direito, é necessário ter renda familiar de até cinco salários mínimos. A única restrição é que o interessado possua apenas um imóvel e nele resida e efetue o pagamento do tributo até a data de vencimento em cota única.
Para obter a redução ainda esse ano, o contribuinte deve ir, até o dia 16 de março, à Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no Palácio Jerônimo Monteiro, sede da Prefeitura de Vitória, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927, em Bento Ferreira, de 8 às 18 horas, munido de cópia do CPF e da Carteira de Identidade; três últimos comprovantes de rendimento; e número do benefício.