O projeto "Sou protagonista nesse lugar", desenvolvido com os estudantes do 6º ao 9º ano do turno vespertino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otto Ewald Junior, localizada em Itararé, busca fortalecer o vínculo dos estudantes com a escola, com foco na preservação e valorização do patrimônio escolar.
Tudo começou com uma sensibilização promovida pela equipe pedagógica. De turma em turma, eles fizeram um trabalho de conscientização e debates com os estudantes, por meio de apresentações com slides e vídeos animados. Foi explicado a eles sobre a importância de preservar o patrimônio da escola, que faz parte da comunidade escolar em que eles estão inseridos, e por isso deve ser cuidado e tratado com respeito por todos.
Depois, para dar continuidade ao debate e despertar ainda mais o interesse dos estudantes pelo tema, foi proposto um concurso em que os estudantes foram desafiados a criar cartazes criativos, sugerindo ações que contribuam para a manutenção e preservação do patrimônio escolar.
Premiação
Para finalizar, nesta quinta-feira (14) foi realizada, no auditório da unidade de ensino, uma solenidade de premiação dos estudantes que produziram cartazes para o concurso. Eles deram um verdadeiro show de criatividade e tornaram difícil a tarefa dos jurados, que foram os profissionais da equipe pedagógica, de escolher os vencedores.
"Minha escola, eu amo, eu cuido", dizia o cartaz da vencedora do concurso, Ana Luiza Reis, do 9º ano, que falou sobre a sua produção. "Por ser um tema importante, senti a responsabilidade de entregar um bom trabalho, consciente, e transmitindo verdades", disse a estudante que, ao lado de seus pais, que fizeram questão de presenciar a conquista da filha, recebeu uma cesta de chocolate como premiação pelo 1º lugar.
Já a estudante Evellyn Gomes, do 8º ano, levou o 2º lugar e também recebeu uma cesta de chocolate. A partir do tema "preservação da escola", ela fez desenhos com mensagens de respeito aos profissionais e de conscientização sobre a preservação do patrimônio escolar. "Eu desenhei algumas coisas que eu fazia e que agora, após as atividades do projeto, eu não faço mais", disse.
Satisfação
Os trabalhos do projeto foram coordenados pelas pedagogas Fernanda Grativol e Luciana Sampaio, com o apoio da diretora, Sueli Assis, e de toda a equipe pedagógica.
"Ficamos muito felizes de ver o resultado de todo esse trabalho. Já vimos uma melhora no comportamento dos estudantes no momento da entrada na escola, no respeito aos profissionais e ao espaço escolar. Estamos no caminho certo para tornar a escola cada vez mais um ambiente acolhedor e favorável ao processo de ensino-aprendizagem", disse a pedagoga Fernanda Grativol.
A diretora da unidade de ensino aproveitou a oportunidade para parabenizar os estudantes pela participação no projeto. "Quero parabenizar e agradecer a vocês, estudantes, que devem ser os grandes protagonistas da aprendizagem. Nós, como profissionais da educação, ficamos felizes de ver os estudantes mais respeitosos, avançando na aprendizagem, e estamos sempre à disposição da comunidade escolar para ajudar nesse processo", disse a diretora Sueli Assis.