Notícias
Parede de escalada propicia espaço de aventura a crianças do Cmei Darcy Vargas
Publicada em 20/12/2019, às 16h51
Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Marlon Lima
Os estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Darcy Vargas, em Santo Antônio, voltarão às aulas com uma grande novidade no próximo ano letivo: a inauguração de uma parede de escalada construída especialmente para o uso da criançada no ambiente escolar. Prezando a segurança, o espaço vai incentivar atividades de força e resistência infantil.
O projeto foi desenvolvido pelos professores de Educação Física André Lima Coelho e Rogério Caldeira, em um espaço ao ar livre revitalizado pela comunidade escolar após um longo período de abandono. O ambiente é semelhante a um quintal: há árvores, terra, horta e borboletas.
Após a revitalização, os professores passaram a utilizar o local para trabalhar a Educação Física alinhada à consciência socioambiental. As árvores, por exemplo, se tornaram um elemento importante das aulas, funcionando como um instrumento para a prática de tirolesa e balanço de pneu.
Inovação pedagógica
A parede de escalada surge como mais um elemento de esporte ligado à natureza. De acordo com os professores, a intenção de desenvolver a atividade é antiga. Mas a construção da parede somente se tornou possível com a liberação das verbas destinadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) às inovações pedagógicas.
Benefícios da escalada
Crianças fisicamente ativas, apaixonadas pelo ar livre e conscientes sobre a importância do meio ambiente. Esses são alguns dos resultados que a parede de escalada deve gerar. Mas eles não param por aí.
O professor André Lima Coelho ressalta que a prática de escalada gera inúmeros benefícios para as crianças. O esporte auxilia no processo de construção da consciência corporal e contribui para a educação a respeito do uso da força.
A diretora do Cmei Darcy Vargas, Vânia Martins Teixeira Leite, afirma que os benefícios proporcionados pela escalada vão além do desenvolvimento motor. Ela destaca que o esporte ajuda na superação de medos ao proporcionar à capacidade de adaptação em ambientes diferentes e o contato com a natureza.
“A grande maioria das nossas crianças não tem a oportunidade de vivenciar isso em casa. Então, o CMEI Darcy Vargas possibilita aos estudantes a oportunidade de vivenciar e explorar esse espaço”, afirma a diretora.
Segurança garantida
A construção da parede de escalada foi realizada por profissionais especializados na área. O projeto foi desenvolvido sob medida para o uso de crianças de 2 a 6 anos de idade.
Para garantir a segurança, não é possível escalar em direção ao alto, somente em sentido lateral. Trata-se de uma modalidade do esporte conhecida como boulder.
De acordo com o professor Rogério Caldeira, a preocupação com a integridade física das crianças é uma constante. A parede de escalada conta com equipamentos de segurança e, além disso, um tatame de borracha no chão protege os estudantes de possíveis quedas.