Notícias

Paneleiras de Goiabeiras poderão exportar panela de barro para o mundo

Publicada em 20/09/2022, às 18h05 | Atualizada em 20/09/2022, às 18h07

Por Bárbara Bueno Sá (barbara.saeira$4h064+pref.cdtiv.com.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Paneleiras de Goiabeiras poderão exportar panela de barro para o mundo

Uma ação inédita valoriza e reconhece ainda mais o primoroso trabalho das paneleiras de Goiabeiras. A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) realiza, nesta sexta-feira (23), a entrega de duas mil caixas personalizadas e duas mil ecobags para melhor armazenamento das tradicionais panelas de barro.

Nas caixas, além de fotos mostrando o processo de como é feita a panela de barro, há também a receita original da moqueca capixaba e um pouco da história do ofício das paneleiras.

"Quando assumi a gestão do turismo da cidade de Vitória, recebi do prefeito Lorenzo Pazolini uma missão: valorizar e potencializar as paneleiras de Goiabeiras e seu ofício de confecção da panela de barro. A entrega dessas caixas e dessas ecobags busca essa valorização e vai possibilitar a exportação da panela de barro para qualquer lugar do mundo, além de proporcionar melhor apresentação e entrega para quem adquire ou presenteia alguém com esse patrimônio imaterial do nosso Estado. Por isso estampamos nessas caixas 'Panela é de barro, o resto é lama'", destacou Evandro Figueiredo, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória.

A entrega dos materiais será realizada durante a famosa Festa das Paneleiras, que está em sua 27° edição e que terá uma programação especial.


Voltar ao topo da página