As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (CMEI TI) Luiza Pereira Muniz Correa, no bairro Mário Cypreste, tiveram uma experiência de aprendizado deliciosa. A oficina "Café Brincante: Sentidos e Sabores" trouxe uma vivência única para os pequenos, unindo desenvolvimento, cultura e ludicidade. Realizada como parte do projeto das dinamizadoras do CMEI, a atividade teve como objetivo valorizar o patrimônio histórico e cultural, promovendo reflexões sobre a importância do café na formação do Espírito Santo.
Inspirada no papel do café na história econômica e social do estado, a oficina apresentou uma proposta interdisciplinar, conduzida pela professora de Educação Física, Laís Pereira Ferreira e pela professora de Artes Thiaya Freitas Mattos, que integraram saberes de forma criativa e envolvente.
O encontro começou com uma breve introdução histórica, contextualizando a origem do café, que surgiu na Etiópia, até sua chegada ao Espírito Santo e sua influência no dia a dia dos capixabas. Em seguida, as crianças foram convidadas a viver uma imersão sensorial, explorando o café em diferentes etapas: do grão verde ao maduro, do pilado ao torrado, até chegar ao pó. Uma muda de café e imagens ilustrativas ajudaram a aproximar os pequenos do ciclo da planta.
Colocando a mão na massa, as crianças pilaram o café em pilão tradicional, percebendo sons, cheiros e texturas, e participaram do preparo e degustação de um café coado na hora. Claro que em versão descafeinada, especialmente pensada para elas. A atividade foi finalizada com uma produção artística usando tinta de café, que transformou a experiência sensorial em expressão criativa.