Núcleo Ícones da Cultura Capixaba expõe produtos em feira de Natal
Publicada em
Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação Semc
Peças produzidas no Núcleo dos Ícones da Cultura Capixaba estão expostas na Feira de Natal (ampliar)
A Feira de Natal da Economia Solidária de Vila Velha está com um estande especial do Núcleo dos Ícones da Cultura Capixaba com peças de confecção artesanal que representam a identidade da cultura capixaba. A feira, voltada para artesanato, vai até o dia 23 de dezembro, das 11 às 20 horas, na praça Duque de Caxias, em Vila Velha.
O Núcleo Produtivo faz parte do Circuito Cultural de Vitória, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e tem como objetivo incentivar o processo de estudo, criação e produção de elementos que dialogam com a nossa identidade cultural, além de formar núcleos produtivos com foco na sustentabilidade.
As aulas propõem o ensino e a produção desses produtos em formato de souvenirs decorativos e/ou utilitários. Entre os produtos expostos pelo Núcleo dos Ícones da Cultura Capixaba, estão o mastro de São Benedito, estandartes, barco da festa de São Pedro, tambor, casaca, além de camisas e bolsas.
A confecção dos barcos é inspirada na identidade das comunidades tradicionais de pesca da ilha de Vitória, principalmente nos festejos de São Pedro.
A coordenadora do Núcleo dos Ícones da Cultura Capixaba, Jupiara Silva, ficou bastante feliz com o convite, inédito para uma feira de Natal. "Isso é importante para expor o nosso produto, sendo valorizado por ser uma identidade cultural", comemorou.
A coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo, agradeceu o convite da Prefeitura de Vila Velha e ressaltou a importância das parcerias através do intercâmbio cultural, o que permite levar a arte da Ilha das Caieiras a outros territórios.
"Esse convite favorece as trocas de experiências, fortale e amplia a rede cultural, além de divulgar e expor nossas produções. Para o Circuito Cultural e para o cenário artesanal da Região Metropolitana, mostra a importância do trabalho e o conceito do Núcleo, valorizando a identidade local", afirmou a coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo.