Sensei Adison, Luis, Júlio César, Mateus, André Lima, Marcelo Vicentini e sensei Gabriel treinam no núcleo de judô em Goiabeiras
Luis Carlos Matias, Júlio César Faria, Mateus Fontes Guimarães, André Silva Lima e Marcelo Vicentini fazem parte da turma do alto rendimento do judô capixaba.
Eles treinam no grupo especial para graduados do núcleo de judô da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) em Goiabeiras. Apesar das diferentes histórias, eles têm um único sonho: serem grandes campeões na modalidade.
Sob o olhar atento do sensei Gabriel Vicentini, o grupo treina forte para encarar os desafios. Muitos atletas representam outros clubes da cidade, reforçando, assim, a excelência do espaço. "Muitos atletas nasceram aqui. Vejo os talentos e indico para os clubes da Grande Vitória. Há também muitos atletas que vieram de outras academias", contou o treinador.
Brasileiro Escolar
Marcelo e André são crias do projeto da Prefeitura. Eles se classificaram para o Combat Games, o Brasileiro Escolar, em Brasília, da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), e competem nos dias 18, 19 e 20 de abril.
"Comecei no judô aos 2 anos de brincadeira e tomei gosto e comecei a competir", disse Marcelo, de 16 anos, que já é um colecionador de títulos, entre eles, um Brasileiro Regional, em 2016. Ele é atleta da Associação Hikari de Judô e também passará por uma turnê na Europa.
Já André, da Associação Hikari de Judô, veio do jiu-jítsu e começou no judô aos 9 anos. Ele já é campeão brasileiro e pentacampeão capixaba, isso com apenas 14 anos de idade.
Flávio Almeida
Núcleo de judô da Semesp em Goiabeiras atende 22 atletas de alto rendimento
Brasileiro Regional
Mateus, Luiz, Julio e André disputam o Brasileiro Regional, neste sábado (13), na Bahia.
Mateus começou cedo no judô, aos 4 anos. "Comecei o judô por acaso e me destaquei logo no primeiro treino. Já ganhei um Brasileiro Regional e espero muitos títulos. Minha mãe, Lucimar, é quem mais me apoia", disse o jovem, de 14 anos e atleta da Associação Yamate de Judô.
Júlio, da Associação Yamate, tem 18 anos e começou graças ao apoio do pai, que também é judoca. Luis Carlos, da Associação de Judô Aliança, tem 18 anos e faz judô há sete anos. Ele é um guerreiro dentro e fora do tatame. Perdeu os pais jovem e descobriu muitas coisas boas no judô: perdeu a timidez e ganhou coragem.
Projeto
O núcleo de judô da Semesp em Goiabeiras atende 22 atletas de alto rendimento.