Notícias

Novo maquinário vai reforçar a limpeza pública em Vitória

Publicada em 26/05/2022, às 17h45 | Atualizada em 26/05/2022, às 17h50

Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Fernanda Sant'Anna


Carlos Antolini
Varrição mecanizada
Capinadeira mecanizada (ampliar)
Carlos Antolini
Varrição mecanizada
Capinadeira mecanizada (ampliar)

O trabalho de manter as ruas de Vitória limpas para o cidadão transitar em ambientes limpos e organizados é grande e demanda uma série de questões. A Central de Serviços não mede esforços para entregar um serviço de excelência e qualidade. Pensando em otimizar ainda mais a limpeza pública da cidade, um novo equipamento de limpeza urbana será integrado às ruas de Vitória nos próximos dias: a capinadeira com varrição.

O maquinário está em período de adaptação e regulagem. Equipes da Central de Serviços fizeram testes com a máquina nesta quinta (26) em alguns pontos do bairro Bento Ferreira. O secretário da Central, Leonardo Amorim, e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanharam a ação. 

Vitória é a primeira cidade do Espírito Santo a receber o caminhão, que faz a função de varrição mecanizada e capinadeira mecanizada. A máquina auxiliará o serviço de capina e facilitará a manutenção da limpeza das guias de meio-fio. O equipamento conta com uma escova flutuante, que pode ser facilmente substituída sem o uso de ferramentas, além da escova lateral, que garante que a limpeza dos cantos, como as guias, seja feita corretamente. 

Uma escova de aço auxiliará a capina com uma alta penetração, mesmo em material firmemente compactado. O maquinário possui também sistema de filtros para evitar a suspensão da poeira e são adequadas para limpeza tanto de pó fino, como areia, quanto de limpeza pesada, folhas pequenas ou médias, sementes e grãos.

"É um equipamento que alia diversas características fundamentais para o cotidiano de limpeza urbana: alto poder de recolhimento e ampla faixa de limpeza nas ruas e avenidas. A capacidade de trabalho das máquinas, por turno, é de 30 a 40km, tanto de capina quanto de varrição", destacou o secretário Leonardo Amorim.

Foto Divulgação
Novo maquinário vai reforçar a limpeza pública em Vitória
Capinadeira mecanizada (ampliar)
Carlos Antolini
Varrição mecanizada
Capinadeira mecanizada (ampliar)

Voltar ao topo da página