Notícias
Novo auditório e melhorias são entregues na Emef Rita de Cássia, em Resistência
Publicada em 09/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 09/05/2025, às 13h45
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, localizada no bairro Resistência, terão uma estrutura ainda maior e mais completa para a realização das atividades pedagógicas e para um maior conforto durante a estadia na escola. Na manhã desta quinta-feira (8), foram inaugurados o novo auditório e salas modulares na unidade de ensino. O prefeito Lorenzo Pazolini, a secretária Juliana Rohsner, lideranças comunitárias e toda a comunidade escolar participaram do ato de entrega.
A obra faz parte dos investimentos permanentes na infraestrutura das escolas de Vitória. Desde o início da gestão, as 104 unidades da rede municipal de ensino, entre Emefs e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), passaram por reformas e melhorias. Pazolini destacou o compromisso dos investimentos em educação para o futuro das crianças e jovens.
"Estamos aqui para celebrar mais uma vitória da comunidade. Em breve, Resistência vai ganhar uma nova escola, a Emef Ronaldo Soares. Teremos também a nova orla que está mudando a visão que as pessoas têm da Grande São Pedro. Isso atrai mais pessoas para a região, fortalece o comércio, com mais trabalho, mais renda e mais gente lutando pelo bem da região. Junto a uma educação de qualidade, isso transforma o nosso município. Aqui na Emef Rita de Cássia, agora com o novo auditório e as outras melhorias, teremos um local adequado para recebê-los, para celebrar os bons resultados da escola. Isso reafirma o nosso compromisso de continuar cuidando de quem mais precisa e fazendo a diferença na vida das pessoas", afirmou.
Melhorias
O auditório tem capacidade para 200 pessoas, com duas salas modulares destinadas ao trabalho da Educação Especial e para as aulas do Pré-Ifes. Todos os ambientes são climatizados. O investimento total é de R$ 1.883.222,60.
Outras intervenções já haviam sido realizadas na Emef Rita de Cássia. Desde 2021, foi feita a reforma elétrica e climatização de toda a unidade, além da instalação de bancadas de granito, manutenção e pintura da quadra; reparo e tratamento das grades e pintura interna, totalizando um investimento de R$ 3.109.844,06 na unidade.
A secretária Juliana agradeceu pelo trabalho realizado na unidade que corrobora os investimentos realizados pela prefeitura. "A gente espera que cada criança e cada jovem possa crescer e realizar seus sonhos. Uma escola de qualidade vai muito além de uniforme e boa estrutura, isso é um direito dos estudantes e está estabelecido em cada território pela nossa gestão. Mas, mais do que isso, é a garantia do aprendizado de cada um. É por isso que estamos trabalhando incessantemente. A Emef Rita é referência nessa garantia e, por isso, agradeço a toda a equipe gestora da unidade pela parceria, amor e carinho com as nossas crianças e jovens", disse.
Elaine Vieira, diretora da unidade de ensino, lembrou do pedido pela nova estrutura na unidade e agradeceu pela entrega. "Em um evento realizado aqui na escola, eu disse ao prefeito que precisava de um auditório. Ele me prometeu e hoje estamos entregando. Gostaria de agradecer pelo carinho e responsabilidade com a educação da nossa cidade. Eu e minha equipe temos sonhado, planejado e realizado. Sou muito grata a todos os professores, coordenadores, pedagogos e funcionários", contou.
A comunidade também esteve presente e agradeceu à gestão pela entrega do equipamento. "A participação democrática é fundamental para a educação. Aqui temos um conselho escolar que funciona e que tenho orgulho de fazer parte. Essas melhorias mostram o compromisso da gestão municipal com a administração dos recursos", disse a membro do conselho escolar e mãe da estudante Bárbara do 9º ano, Laudiceia Araújo.
"O investimento em educação é um investimento na comunidade. Estamos felizes em ver essas realizações que vão trazer benefícios para as crianças e jovens da nossa região. Agradeço a toda a equipe escolar pelo brilhante trabalho realizado", afirmou o presidente do Movimento Comunitário de Resistência, Gilmar Lima.
Mais entregas
O bairro Resistência segue com o cronograma de entregas a todo o vapor. A nova EMEF Ronaldo Soares está na reta final das obras e será entregue à comunidade no início do segundo semestre. Serão três pavimentos com doze salas de aula e salas para direção, coordenação, áreas de recreação, auditório e biblioteca, quadras poliesportivas e muito mais, em 4.500 m² de área construída para receber 340 estudantes em tempo integral.