Notícias
Novas mudanças viárias nas imediações da Reta da Penha
Publicada em 10/09/2009, às 18h00 | Atualizada em 10/09/2009, às 22h20
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui

Com a pavimentação da rua Gilberto Varejão Dias (antiga José Farias), no trecho entre as avenidas Leitão da Silva e a Reta da Penha, novas alterações viárias serão feitas nas imediações dentro de aproximadamente um mês.
Essas mudanças significam a conclusão do processo de implantação de um novo plano de circulação viária para a região que já vem sendo implantado desde o primeiro semestre deste ano. A perspectiva é de significativa melhoria no trânsito.
Segundo o prefeito João Coser, a inauguração da nova rua e galeria representa muito para a cidade de Vitória, uma vez que reduz o problema de alagamentos na região.
"Esta foi uma obra muito desejada. Com a ajuda dos governos Federal e do Estado estamos conseguindo entregar um conjunto de obras estruturantes que irão melhorar muito a qualidade de vida do cidadão", enfatizou.
Já em relação às mudanças no trânsito, o prefeito João Coser afirmou que as alterações têm sido feitas pensando em dar maior fluidez. "Com as mudanças também vamos dar mais segurança a todos que passam por aqui, pedestres, ciclistas e motoristas", destacou.
Canteiro
Para permitir que os motoristas que vão acessar a José Farias pela Leitão da Silva possam seguir em frente na direção do bairro Praia do Canto, será retirado o canteiro central da Reta da Penha, que hoje obstrui esta passagem.
O motorista também poderá fazer a conversão à direita para a Reta da Penha, sentido Serra/Centro. Neste cruzamento, será instalado um semáforo de dois tempos, para garantir a travessia segura dos pedestres.
Semáforos

Haverá, ainda, redução de três para dois tempos em semáforos, que vão melhorar a fluidez de veículos na Reta da Penha e na avenida Leitão da Silva.
A redução do tempo de semáforos será feita com a proibição das conversões à esquerda tanto da Reta da Penha para a rua das Palmeiras, quando da rua das Palmeiras para a Reta da Penha.
O tempo de semáforo também passará de três para dois no cruzamento da Leitão da Silva com a rua das Palmeiras, onde as conversões à esquerda serão proibidas - Leitão da Silva, em ambos os sentidos, para a rua das Palmeiras.
Entre a rua das Palmeiras e a rua Capitão Domingos será construída uma rotatória.
A rua João Carlos de Souza será mão única no trecho entre a Leitão da Silva e Reta da Penha, sentido Praia do Canto. Hoje, este trecho é mão dupla. A rua Arlindo Sodré, que é transversal à Leitão da Silva, passará a ser mão única, sentido Itararé.