Notícias
Nova escadaria em Santos Dumont garante facilidade de acesso à escola
Publicada em 03/10/2023, às 16h25 | Atualizada em 29/01/2024, às 10h23
Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Uma vida inteira descendo barranco escorregadio em tempos de chuva ou caindo nos buracos em tempo seco. Essa era a rotina de parte dos moradores do bairro Santos Dumont e dos pais e alunos que seguiam para o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Valdívia da Penha Antunes Rodrigues. Após sete anos de reiteradas solicitações, a comunidade recebeu a tão sonhada escadaria que liga a rua São Marcos à escadaria Jandira Alvarenga.
Para segurança e conforto dos pedestres foram instalados guarda-corpos em aço inox e postes de iluminação em todo o trecho de aproximadamente 50 metros por 2,10 de largura, composto por rampas, degraus e patamares.
O prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini visitou as obras, já em fase final. Foram 4 meses de intervenções com orçamento de R$ 200 mil. Um misto de rampa e degraus foi construído em concreto, com rede de drenagem para captar e direcionar as águas das chuvas para a rede de águas pluviais da rua São Marcos.
"Aqui era um local de difícil acesso. Com essa escadaria está garantido o acesso ao Cmei Valdívia e a acessibilidade para toda a comunidade com conforto e segurança", disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
Acessibilidade
Poucos minutos antes das sete da manhã as crianças começaram a aparecer no patamar superior da escadaria, acompanhadas de seus pais. Eva Pereira, 40 anos no bairro; Laira Maria, residente há cinco anos em Santos Dumont; Alexandre Vieira, nascido na região há 21 anos; Walace Castro, também nascido em Santos Dumont há 60 anos; e Luiz Fernando, há 20 anos no bairro, todos foram unânimes quanto ao benefício do equipamento que permitiu acessibilidade e canalizou o esgoto que corria à céu aberto no terreno.
"A escadaria ficou ótima. Antes da obra era difícil enfrentar esse terreno escorregadio e inclinado. Quando chovia ou gente dava uma volta grande para chegar na creche ou enfrentava o risco de cair no barranco", disse Karol Ponteseli. "Agora as crianças vêm aqui até para brincar", completou.
"Uma obra com o mesmo padrão de qualidade das demais intervenções que estamos fazendo na cidade. A iluminação é a mesma instalada na ciclovia da avenida Rio Branco, por exemplo", explicou o secretário de Obras Gustavo Perin.
"Agora nossas crianças não vão mais faltar às aulas quando chover. Isso vai refletir positivamente no aprendizado", afirmou a diretora do ao Cmei Valdívia Antunes Patrícia Loureiro.
Gratidão
"A comunidade só tem a agradecer. Essa obra de acessibilidade era esperada há muito tempo. E obra de qualidade, com guarda-corpo inox", disse Neno Bahia presidente da associação de moradores de Santos Dumont.
Além de atender a comunidade de Santos Dumont a escadaria permite o acesso mais curto, rápido e seguro ao CMEI Valdívia Antunes, que foi reformado na atual gestão. A reforma que aconteceu em 2022, após 20 anos de espera e foi a primeira intervenção estruturante desde a sua inauguração em 1992.
Na oportunidade foram realizadas as seguintes intervenções: troca completa do telhado, que passou a ser de telhas termoacústicas; troca de revestimento em toda a escola; reforma dos banheiros para atender às normas de acessibilidade; troca da parte elétrica; pintura interna e externa, reboco externo, com tratamento de infiltrações; troca de ventiladores; rebaixamento de gesso e troca de todas as lâmpadas para led.