Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Nova avenida Vitória tem várias frentes de trabalho e está quase 50% concluída

Publicada em

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Elizabeth Nader
Obras na Avenida Vitória
Trabalhos seguem a todo vapor na avenida Vitória e com várias frentes de serviço (ampliar)
Elizabeth Nader
Obras na Avenida Vitória
Meios-fios da ciclovia já estão sendo instalados ao longo da via (ampliar)

As obras da nova avenida Vitória foram iniciadas em outubro de 2019 e já estão 49,8% concluídas, com previsão de término no segundo semestre deste ano.

Já estão sendo feitas a colocação de meios-fios da ciclovia, pintura de sinalização da avenida e aplicação de asfalto nas faixas 1 e 2, além da concretagem na faixa da esquerda.

A obra contempla a reabilitação da malha viária e a reurbanização do local, sendo dividida em três trechos da avenida:

• Da entrada da avenida César Hilal até a região do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES): 42,33% de conclusão;

• Da região do CRC-ES até o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes): 41,45% do total;

• Da região do Ifes até a região do Colégio Estadual de Vitória: 53,11% da obra total.

"A obra, que é muito dinâmica, diversa e harmoniosa, está em dia e trabalhamos com muitas frentes de trabalho para que o prazo possa ser sempre cumprido ou até mesmo adiantado", pontuou o secretário interino de Obras e Habitação, Weverton Moraes.

Frentes de trabalho

Foram abertas várias frentes de serviços para que todos os processos possam ser adiantados.

Simultaneamente, são feitos os trabalhos de fresagem, demolição de pavimentação, drenagem, frentes de preparação para concretagem (regularização do solo, aplicação de concreto rolado – chamado de CCR, que é uma base para receber o concreto da pista, e serviço de colocação de armação e formas) e aplicação do concreto na terceira faixa.

Obra

Iniciada no dia 22 de outubro de 2019, a obra de recapeamento asfáltico da avenida Vitória, que também ganhará uma ciclovia no canteiro central e microdrenagem, deve durar um ano. As máquinas trabalham sem parar, inclusive durante a noite e aos sábados, domingos e feriados.

No total, serão recapeados 2,6 km da nova avenida Vitória, que vai da Curva do Saldanha, no Forte São João, até o início da avenida César Hilal, em Bento Ferreira. Para a obra, serão investidos cerca de R$ 20 milhões do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Compensação ambiental

A obra da nova avenida Vitória prevê a preservação das características da maioria das árvores existentes no canteiro central da via..

Devido à necessidade de retirada de algumas árvores que estão doentes ou fora do alinhamento do canteiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizará a compensação ambiental por meio do plantio do dobro da quantidade de espécies que serão removidas.

Receberão os plantios de mudas as calçadas ao longo da extensão da avenida Vitória, bem como os bairros do entorno (que estão nas áreas de influência direta e indireta da via), especialmente Bento Ferreira e Bairro de Lourdes.

Elizabeth Nader
Obras na Avenida Vitória
Elizabeth Nader
Obras na Avenida Vitória