Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Museu do pescador apresenta "Barco Mulher" em homenagem ao universo feminino

Publicada em | Atualizada em

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Renata Zacaroni


  • Educação de qualidade

Rômullo Souza
escultura barco mulher em ferro soldado
Escultura de ferro soldado homenageia Dia Internacional da Mulher (ampliar)

Uma ideia, uma conversa e o nascimento de uma obra de arte! Essa foi a sequência que deu origem ao “Barco Mulher”, uma escultura de ferro soldado e pintado com spray em um formato meio barco, meio mulher, que estará em exposição no Museu Histórico Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio” (Museu do Pescador), a partir de amanhã (09) até o próximo dia 21 de março.

Com o objetivo de homenagear as mulheres o coordenador do museu, Rômullo Souza procurou o artista plástico Bruno Couto que concebeu a obra, de 51cm x 61 cm, especialmente para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, em apenas uma semana.

A inspiração não poderia ser outra: as bravas mulheres desfiadeiras do local. “A Ilha das Caieiras é um lugar muito especial para mim. Quando criança costumava nadar no rio Santa Maria e via as desfiadeiras de siri sempre trabalhando no preparo dos frutos do mar. Hoje, enxergo além e percebo a força dessas mulheres e sua importância para manter viva a tradição da cultura capixaba”, disse Bruno.

“A obra é um barco à vela em formato de mulher. A vela é a responsável por conduzir a tripulação a seu destino. E assim são as mulheres”, completou o artista.

Descobridor de talentos

O coordenador do museu ainda entrega uma curiosidade sobre Bruno, o artista de 37 anos que também é compositor de música eletrônica, DJ e serralheiro. “Ele tem uma serralheria e como eu sei que é talentoso, solicitei algumas obras para o museu. Essa é a primeira delas”, entregou Rômullo.

Funcionamento

O Museu do Pescador está aberto de terça a sexta, de 10 às 18 horas e nos finais de semana de meio dia às 16 horas.

Cuidados e visitação

No espaço cultural reaberto em fevereiro, todos os protocolos e normas de prevenção e proteção contra a Covid-19 continuam sendo rigorosamente seguidos, conforme as recomendações das autoridades sanitárias.
Não é necessário realizar o agendamento prévio para visitar o Museu do Pescador. Porém, o local comporta o número máximo de 6 pessoas por vez e o uso da máscara em seu interior é obrigatório, bem como a utilização de álcool em gel.