Notícias

Museu do Negro recebe exposição com obras feitas por crianças do Cmei Carlita

Publicada em 02/09/2022, às 18h05

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Igualdade de gênero

Foto Divulgação
Exposição Cor, Igualdade e Arte
Exposição Cor, Igualdade e Arte. (ampliar)
Foto Divulgação
Exposição Cor, Igualdade e Arte
Exposição Cor, Igualdade e Arte. (ampliar)

Das salas de aula para as salas de exposição do Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane). A mostra "Cor, Igualdade e Arte" reúne trabalhos das 174 crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlita Corrêa Pereira, localizado na Piedade. A abertura está marcada para esta segunda-feira (05), às 18 horas.

Para compor a exposição, foram escolhidos os trabalhos realizados pelas crianças juntamente com mães, pais, avós ou responsáveis, no Dia da Família na Escola, como o "Cmei Carlita tem cor" (telas), entre outros. Há também releituras de obras modernistas recriadas com as crianças.

O projeto institucional da unidade de ensino deste ano trabalha com o tema que dá nome à exposição. De acordo com a diretora do Cmei, Maria Luiza Martins, o projeto busca potencializar as capacidades das crianças a partir dos processos investigativos, permitindo sentir o mundo, construindo uma relação ética e estética com o saber.

"A exposição é composta pelas atividades realizadas no Cmei Carlita Côrrea Pereira e que envolvem o projeto institucional da escola. Estamos trabalhando a arte moderna, em decorrência do centenário da Semana de Arte Moderna, e também estamos abordando questões étnico-raciais, com aulas e propostas de atividades que valorizam questões de identidade racial, de respeito e valorização das diferenças", destacou.

A exposição "Cor, Igualdade e Arte" poderá ser visitada no Mucane até o dia 22 de setembro. O espaço fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita.

Arte Moderna

O projeto institucional deste ano se relaciona de forma direta com as artes e suas diversas manifestações. As crianças estão aprendendo de forma divertida e interativa sobre a arte moderna e também sobre questões étnico-raciais

Inspirada no centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil, comemorado este ano, a equipe do Cmei aborda a contribuição dos artistas modernistas e suas obras, assim como a quebra de padrões estéticos e culturais proposto por aqueles artistas, aliado a questões estéticas e culturais afro-brasileiras.

"Expor este trabalho que envolve arte e relações étnico-raciais em um museu dedicado à temática afro-brasileira é muito significativo para a escola, familiares das crianças e para nossa rede de ensino", ressaltou o professor de Artes Douglas Costa.

Durante todo o ano de 2022, os professores de todas as turmas, do Grupo 1 ao Grupo 6, estão abordando em seus projetos de sala a temática com a crianças, com propostas diferenciadas e adequadas à cada faixa etária. O Cmei trabalha com apresentações culturais, passeios e diversas atividades relacionadas ao tema.

SERVIÇO

Exposição "Cor, Igualdade e Arte"

Abertura: segunda-feira (05), às 18h

Visitação: até 22 de setembro

Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas". Avenida República, 121, Centro Histórico de Vitória.

Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17 horas.

Telefone: (27) 99873-4596.

Foto Divulgação
Exposição Cor, Igualdade e Arte
Exposição Cor, Igualdade e Arte. (ampliar)
Foto Divulgação
Exposição Cor, Igualdade e Arte
Exposição Cor, Igualdade e Arte. (ampliar)

Voltar ao topo da página