Notícias
Moradores devem permitir entrada de agentes de saúde para combate ao Zika
Publicada em 11/12/2015, às 14h37 | Atualizada em 14/12/2015, às 11h33
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Todos têm papel essencial na luta contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e Zika vírus. A participação da população para o sucesso da operação é fundamental. Os moradores precisam receber bem o agente e deixá-lo entrar em suas casas para que possa identificar possíveis focos e passar as orientações necessárias para evitar a proliferação do mosquito transmissor.
No entanto, em alguns casos, as vistorias não são realizadas porque o morador não se encontra no imóvel ou porque simplesmente não permite que o profissional entre na casa para realizar o trabalho. Para que todos fiquem tranquilos, os agentes de combate às endemias são facilmente identificados.
O uniforme tem as cores azul e cinza, é de algodão e traz a identificação da Prefeitura de Vitória nos bolsos da frente da camisa. Nas costas, está escrito "Agente de Saúde - Vigilância em Saúde Ambiental". Além disso, os agentes usam crachá e bolsa. Em caso de dúvida, basta acionar o Fala Vitória 156.
"É necessário que o morador receba bem o agente de combate a endemias e acompanhe a visita. Todo mundo é um agente de combate ao mosquito", disse a diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Gabriela de Almeida.
Checklist
Todos os moradores devem seguir as orientações dos agentes: cuidar diariamente de suas casas e quintais, evitando o acúmulo de água parada e de lixo, além de limpar as calhas, tampar caixas-d'água, proteger os pneus da chuva, retirar os pratinhos das plantas, entre outras ações. Confira o checklist.
Matérias relacionadas
Zika: agentes vistoriam prédios em construção em busca de focos do mosquito
Zika: Prefeitura usa drones no combate aos focos do mosquito