As cores vermelha e azul chama atenção para a conscientização sobre a Relevância da Saúde Vascular. (ampliar)
O Viaduto Caramuru, a Catedral Metropolitana de Vitória e o Palácio Jerônimo Monteiro (sede da Prefeitura de Vitória) estarão com iluminação especial no mês de agosto, em alusão a datas que celebram importantes movimentos consolidados de sensibilização e prevenção.
Desta sexta-feira (1º) até o domingo (3), a cor projetada será o dourado, fazendo referência à Conscientização sobre o Aleitamento Materno. No primeiro dia do mês, comemora-se o Dia Mundial da Amamentação.
Do dia 8 até o dia10, haverá oscilação entre as cores vermelha e azul pela conscientização sobre a Relevância da Saúde Vascular. De 15 a 17, a cor será a verde pela Conscientização sobre a Importância do Diagnóstico precoce dos Linfomas.
Agosto Lilás
De 22 a 27 de agosto, a cor em destaque será o lilás, em homenagem à Conscientização, Prevenção e Enfrentamento a Todas as Formas de Violência Contra a Mulher. A Lei Municipal que trata do tema é a 9.908/23, o "Agosto Lilás".
O secretário de Transportes, trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, disse que as luzes coloridas encantam as pessoas, servem a contemplação, embelezam as ruas, as avenidas e destacam movimentos e datas especiais.
Jansen Lube
A cor lilás faz alusão a campanha de Prevenção e Enfrentamento a Todas as Formas de Violência Contra a Mulher. (ampliar)
"As cores são um estímulo e convidam à uma reflexão mais profunda, necessária e objetiva. Ficamos orgulhosos em colaborar para uma reflexão importante", destacou.
Monumentos
O viaduto Caramuru foi construído sobre a rua de mesmo nome e interliga as ruas Francisco Araújo e Dom Fernando. Ele consiste num marco de ligação da parte baixa da cidade com seu núcleo fundacional, a chamada Cidade Alta. O patrimônio foi recentemente restaurado e fará 100 anos em 2025.
A Catedral Metropolitana de Vitória foi construída no mesmo local da antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, edificada no período da fundação da cidade pelo primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, por volta de 1.550, quando a localidade ainda se denominava "Vila Nova". É um destaque na Cidade Alta, Centro de Vitória.
Palácio Jerônimo Monteiro (sede da Prefeitura de Vitória) abriga muitas secretarias e recebe encontros e eventos de diversas naturezas.