Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Monumentos de Vitória ficam ainda mais bonitos com iluminação colorida em julho

Publicada em | Atualizada em

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Jansen Lube
Viaduto Caramuru com iluminação verde
Viaduto Caramuru com iluminação verde. (ampliar)

O Viaduto Caramuru, a Catedral Metropolitana de Vitória e o Palácio Jerônimo Monteiro (sede da Prefeitura de Vitória) estarão com iluminação especial neste mês de julho, em alusão a datas que celebram importantes movimentos de conscientização e prevenção.

A partir de domingo (06), até o dia 9 de julho, a cor será a amarela em homenagem ao Combate ao Câncer Ósseo e Hepatites Virais. Do dia 13 ao 16, a cor verde será o destaque nos três monumentos em alusão ao Combate ao Câncer de Cabeça e de Pescoço.

Do dia 20 ao dia 23, a projeção será alusiva ao Combate do Câncer Ósseo e Hepatites Virais, com a cor amarela. De 27 a 30, os monumentos estarão na cor verde para destacar o Combate ao Câncer de Cabeça e de Pescoço.

Contemplação

O titular da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Alex Mariano, disse que as luzes coloridas encantam as pessoas, servem a contemplação, embelezam as ruas, as avenidas e destacam movimentos e datas especiais o por isso convidam a uma reflexão mais profunda.

Ele lembrou que Vitória tem o compromisso de levar mais dignidade e inclusão aos cidadãos, e, por isso, ações como essa são um convite à reflexão e posicionamento para todos que moram ou passam pela cidade. "As causas são oportunas e devemos contemplar os monumentos sempre que tivermos oportunidades", destacou.

Monumentos

O viaduto Caramuru foi construído sobre a rua de mesmo nome e interliga as ruas Francisco Araújo e Dom Fernando. Ele consiste num marco de ligação da parte baixa da cidade com seu núcleo fundacional, a chamada Cidade Alta. O patrimônio foi recentemente restaurado e fará 100 anos em 2025.

A Catedral Metropolitana de Vitória foi construída no mesmo local da antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, edificada no período da fundação da cidade pelo primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, por volta de 1550, quando a localidade ainda se denominava "Vila Nova". É um destaque na Cidade Alta, Centro de Vitória.

Palácio Jerônimo Monteiro (sede da Prefeitura de Vitória) abriga muitas secretarias e recebe encontros e eventos de diversas naturezas.