A Mocidade da Praia é a segunda escola a desfilar na sexta-feira (2), com o enredo "Mangue - A Origem da Vida", levando os telespectadores em uma viagem através do ecossistema vital dos manguezais no litoral brasileiro.
O enredo também tem papel reflexivo. O manguezal, lar de animais, fonte de alimento e renda, vem sofrendo as consequências de constantes ameaças de poluição. A Mocidade convida o público a lutar e defender esse patrimônio, que é vital para o planeta e para a identidade brasileira.
O carnavalesco da escola, Alex Santiago, comenta sobre a proposta da escola: "vamos falar sobre a história da cultura indígena e africana que norteou todas as lendas e superstições sobre a origem do manguezal. Também vamos abordar a questão do mangue associado à Vitória, que é o maior mangue urbano da América Latina".
A escola desfilará com 1100 componentes, distribuídos em 19 alas, 3 alegorias e 1 tripé. Seu enredo falará do manguezal como um berço da biodiversidade e um dos alicerces para diversas sociedades, exaltando seu valor cultural, histórico e ambiental.