Notícias

Memórias: projeto "Bento Ferreira conta a sua história" preserva o passado de bairro da capital

Publicada em 17/03/2025, às 00h00 | Atualizada em 17/03/2025, às 18h18

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Foto do Palácio Jerônimo Monteiro, sede da Prefeitura Municipal de Vitória.
Foto antiga do Palácio Jerônimo Monteiro, sede da Prefeitura Municipal de Vitória. (ampliar)

O bairro de Bento Ferreira, localizado em Vitória, será o protagonista de um importante projeto cultural que visa resgatar e divulgar a história local. No próximo dia 26, será lançado o projeto "Bento Ferreira conta a sua História: catálogo seletivo de fontes documentais", com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) por meio do Projeto Cultural Rubem Braga.

O lançamento ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adilson Silva Castro, no bairro Monte Belo, em duas sessões: às 14 e às 15 horas.

O projeto "Bento Ferreira conta a sua História" tem como objetivo pesquisar, catalogar, digitalizar e promover o acesso a documentos históricos, fotos, mapas e notícias de jornais sobre o local e suas áreas vizinhas, como os bairros Ilha de Monte Belo, Ilha de Santa Maria e Jesus de Nazareth. A iniciativa busca proporcionar à comunidade um novo olhar sobre as transformações sociais e urbanísticas dessa região histórica de Vitória ainda pouco conhecida por grande parte da população local.

Foto Divulgação
Todo material está sob custódia de instituições municipais e estaduais, como o Arquivo Público.
Todo material está sob custódia de instituições municipais e estaduais, como o Arquivo Público. (ampliar)

O acervo digitalizado está disponível desde o início do mês de março, por meio do blog Penedo Cultura Capixaba, e conta com 195 notícias de jornais, 154 fotos, 12 mapas e sete documentos históricos.

Todo material está sob custódia de instituições municipais e estaduais, como o Arquivo Público Municipal de Vitória, Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e Instituto Jones dos Santos Neves, tendo sido gerado em decorrência das atividades administrativas e políticas dos poderes estaduais e municipais.

O projeto prevê a distribuição de 30 pen drives com o conteúdo para escolas, arquivos, bibliotecas, institutos de pesquisa e para a Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.

Foto Divulgação
Acervo conta com 195 notícias de jornais, 154 fotos, 12 mapas e sete documentos históricos.
O acervo conta com 195 notícias de jornais, 154 fotos, 12 mapas e sete documentos históricos. (ampliar)

Relevância

O trabalho visa preservar e divulgar a memória histórica de Bento Ferreira, um bairro com rica história que passou por diversas transformações urbanísticas e sociais ao longo dos anos. O conteúdo digitalizado servirá como um guia para pesquisas acadêmicas, principalmente para geógrafos, arquitetos urbanistas, historiadores e cientistas sociais, além de colaborar para a construção da memória coletiva e afetiva dos moradores da região.

Tiago de Matos Alves, historiador e um dos responsáveis pelo projeto, se diz orgulhoso e grato com o trabalho: "Colaborar no processo de conhecimento da história e das transformações urbanas e sociais da cidade e do Espírito Santo é um papel que exerço com muita satisfação e humildade. Somos eternos aprendizes", declarou.

Além de Tiago, também participam do projeto o arquivista e historiador Michel Caldeira de Souza e o designer gráfico, Alexandre Matias.

O trabalho será amplamente divulgado em redes sociais, como Facebook e Instagram, e em grupos de WhatsApp de comunidades relacionadas à história de Vitória e do Espírito Santo.

Serviço
Lançamento do projeto "Bento Ferreira conta a sua História: catálogo seletivo de fontes documentais"
Quando: dia 26 de março às 14 horas.
Onde: Emef Adilson Silva Castro - Rua João Vieira, 50, Monte Belo, Vitória-ES
Público-alvo: recomendado para maiores de 10 anos.


Voltar ao topo da página