Manguezal recebe nesta terça 20 mil larvas de caranguejo em ação de repovoamento
Publicada em | Atualizada em
Por Walter Conde, com edição de Deyvison Longui
Foto Divulgação
Dentro de 90 dias ocorrerá uma segunda soltura, desta vez no manguezal localizado na região noroeste da cidade.
A soltura de 20 mil megalopas (larvas) de caranguejo da espécie uçá, no manguezal da capital, ocorrerá nesta terça-feira (13), a partir das 14h, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na área próxima ao Planetário.
A ação, que faz parte do projeto de repovoamento conduzido pela Prefeitura, conta com o apoio da União de Catadores de Caranguejo de Vitória (UCCV). Dentro de 90 dias ocorrerá uma segunda soltura, desta vez no manguezal localizado na região noroeste da cidade.
O "repovoamento do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) visando a manutenção da biodiversidade e geração de renda" é uma pesquisa financiada pelo Fundo de Apoio a Ciência e Tecnologia (Facitec), que vem sendo desenvolvida desde novembro de 2008. Os recursos totalizam R$ 53.689,00.
O gasto dos pesquisadores é basicamente com a compra de equipamentos, tanques, tubulações, vidrarias e alimentação para as larvas. A pesquisa é conduzida no Laboratório da Base Oceanográfica da Ufes, em Aracruz. O pesquisador Luiz Fernando Loureiro Fernandes, doutor em oceanografia e coordenador da pesquisa, é o responsável pela execução do projeto.