Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Mais uma empresa pede credenciamento para sistema de transporte náutico

Publicada em | Atualizada em

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Balsas
Uma das balsas da empresa tem capacidade para transportar até 165 passageiros
Imagem divulgação
Balsas
Empresa pretende operar o sistema com três embarcações

Mais uma empresa com experiência no setor de transporte hidroviário pediu credenciamento para operar a atividade com balsas entre a capital e a cidade de Vila Velha. A VJB Navegação apresentou à administração municipal as condições para a sua atuação na tarde desta última quinta-feira (1º).

Ela pretende operar o sistema com três embarcações para transporte de passageiros: a lancha Ilsinha, com capacidade para transportar até 165 pessoas; a Beija-Flor, com capacidade de até 24 passageiros; e a Bem-Te-Vi, com capacidade para até 11 passageiros.

A proposta da empresa contempla três rotas: 

  • rota 1: Praça do Papa (Vitória) – Prainha (Vila Velha)
  • rota 2: Prainha – Praça do Papa – Terminal Aquaviário Dom Bosco – Museu da Vale – Cais do Hidroavião – Ilha das Caieiras
  • rota 3: Rota Turismo – Científico - Pedagógico. Este último será desenvolvido com o intuito de fomentar o turismo científico e pedagógico através de visitas técnicas monitoradas nas ilhas costeiras na região de Vila Velha e Vitória e observação de baleias Jubarte em seu período reprodutivo na costa oceânica da Grande Vitória.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, destacou a importância de mais empresas se credenciarem. "Dessa forma, atenderemos ainda melhor a população que desejar optar por esse tipo de transporte", disse.

Ecobalsas

A primeira empresa a se credenciar foi a Ecobalsas ES. Veja a matéria. Ela já apresentou as ecobalsas - duas no total -, que são embarcações do tipo trimarã, de três cascos e 14 metros de comprimento. Cada uma comporta até 100 passageiros e dispõe de assentos confortáveis, havendo um espaço reservado para transportar até 40 bicicletas com total segurança. A empresa ainda pretende operar o sistema com outras oito balsas com capacidade de 40 a 80 lugares e dez ecotáxis de oito lugares cada.

A Ecobalsas também já anunciou o valor da tarifa a ser cobrada. Segundo a empresa, os passageiros teriam duas opções para o pagamento do transporte: uma tarifa mensal de R$ 30 ou uma tarifa diária de R$ 5. Os usuários ainda têm à disposição o aplicativo da Ecobalsas para utilizar as passagens.

Investimentos

Caberá às empresas credenciadas os investimentos necessários para a implantação do serviço entre os dois municípios, como compra de embarcações, flutuantes e outros equipamentos. 

Locais

Os municípios ficarão responsáveis pela adequação ou construção dos píeres nas áreas públicas estabelecidas para embarque e desembarque de passageiros.

Os terminais de embarque e desembarque estão em processo de registro na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Na capital, a praça do Papa e a Enseada do Suá são as áreas públicas consideradas de interesse turístico e científico e que poderão ser utilizadas.

Protocolo

Um protocolo de intenções para a implantação do serviço foi assinado, em dezembro de 2017, pelos prefeitos das duas cidades, em solenidade no município canela-verde. Com a parceria, as prefeituras de Vitória e de Vila Velha publicaram decretos regulamentando o uso de áreas públicas de interesse turístico e científico para embarque e desembarque de pessoas por meio de transportes náuticos.