Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Maio Amarelo: primeira semana de ações alcança milhares de pessoas na capital

Publicada em | Atualizada em

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Energia acessível e limpa

Foto Divulgação
Maio Amarelo Setran
Foto Divulgação
Maio Amarelo Setran

Intensas, participativas e didáticas. As inúmeras atividades promovidas pelas Secretarias de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) e de Segurança (Semsu) já atraíram 4,7 mil pessoas, desde do início da programação do Maio Amarelo, no dia 8 de maio. A expectativa é que sejam pelo menos 20 mil abordagens até o dia 31, último dia do evento.

As atividades se concentraram em colégios públicos e escolas particulares, no Aeroporto, em diversos cruzamentos, praças, departamentos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e em entidades representativas, entre outros.

Motocicletas

Nesta sexta-feira (12), das 8 às 11 horas, em frente a Praça da Ciência, na Praia do Canto, equipes da Gerência de Educação para o Trânsito farão abordagens aos motociclistas em parceria com o Sest Senat, Emescan, Moto Vena e o Batalhão de Trânsito do Espírito Santo.

Ainda na sexta-feira, das 13h30 às 15h30, no Sesi de Tabuazeiro, a atividade será uma esquete teatral com muita representação na Transitolândia. A programação seguirá, neste sábado (13), na Praça de Caratoíra, com trabalho de orientação sobre uso adequado do cinto de Segurança e cadeirinha.

Foto Divulgação
Maio Amarelo Setran
Foto Divulgação
Maio Amarelo Setran

Diversão

Na manhã desta quinta-feira (12), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Odila Simôes, no Morro do Quadro, teve muita brincadeira e aprendizagem, ainda na programação do Maio Amarelo. Houve apresentação de teatro e atividades recreativas, distribuição de brindes, dança e usos de fantasias e de muitos brinquedos.

"As crianças se divertiram demais durante todo o dia. Até nós ficamos bem surpresos e foram atividades que contagiaram a todos, não somente os pequenos, mas os grandinhos que dançaram, pularam e aprenderam num clima de muita alegria, descontração e comprometimento com a causa", destacou a gerente de Educação para o Trânsito, Teresa Maria da Silva Neitzel.

Teresa contou que até o final do mês haverá muitas surpresas e milhares de pessoas ainda deverão se surpreender bastante. "O Maio Amarelo é uma grande oportunidade de repensarmos nossa postura e de nossos parentes e amigos. Quem nunca perdeu um amado no trânsito. De maneira lúdica e didática, diariamente queremos colocar as pessoas a refletir e interagir", destacou.

Simulador

Já na manhã de segunda-feira (08), uma ação de conscientização na Praça Regina Frigeri, em Jardim da Penha agitou pessoas. Ao todo foram 248 veículos abordados e 900 panfletos informativos distribuídos. No local, os munícipes puderam contar com um simulador de colisão, responsável por mostrar o impacto de uma colisão e fazer refletir sobre as consequências da ausência do cinto de segurança.

Neste mês, acontece o Movimento Maio Amarelo que possui o propósito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo, inclusive, os municípios brasileiros. O tema das campanhas educativas de trânsito adotado este ano é: "No Trânsito, Escolha a Vida!".

Maio Amarelo: Setran e Sensu realizam ações educativas
Foto Divulgação
Maio Amarelo Setran
Foto Divulgação
Maio Amarelo Setran