Imprensa
Maio Amarelo: motociclistas e idosos são instruídos a se prevenirem no trânsito
Publicada em | Atualizada em
Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
As atividades do Maio Amarelo seguem, diariamente, alertando e orientando a população em vários pontos da capital e de maneira bem participativa. Aproximadamente 8 mil pessoas já foram atendidas, desde o início da campanha, pelos técnicos das Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), Segurança Urbana (Semsu), saúde (Semus) e Sest Senat que, de maneira lúdica, didática e ilustrativa, alertam o público.
Na manhã desta quarta-feira (17), na Praça da Ciência, 500 motociclistas foram orientados sobre direção defensiva, receberam folder, participaram de simulações, conheceram equipamentos da Guarda Municipal e da área de trânsito, entre outras atividades.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, o perfil das vítimas fatais de motociclistas em lesões no trânsito em 2021 são predominantemente do sexo masculino, adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos, de baixa escolaridade com 8 a 11 anos de estudo , de raça negra e solteiro.
Idosos
Na terça-feira (16), 50 idosos do Núcleo de Integração Social a Pessoa Idosa (NISPI) interagiram com os técnicos da Setran que deram dicas e sugestões para que as pessoas de mais idade estejam sempre alertas.
Os Núcleos estão localizados em territórios com relevante vulnerabilidade social e todo o trabalho é desenvolvido por equipe qualificada, por meio de oficinas, grupos, rodas de conversa, palestras e exercícios físicos.
"A aceitação das atividades lúdicas foi incrível. Apesar de serem de bem mais idade nos surpreenderam com a alegria, força e disposição. O núcleo aceitou nosso trabalho do Maio Amarelo de maneira bem positiva. Voltaremos ao núcleo em outros ocasiões por ser um público que necessita de atenção constante e próxima", disse a gerente de Educação para o Trânsito, Teresa Maria da Silva Neitzel.
É necessário melhorar as políticas públicas que garantam segurança nos deslocamentos para quem tem mais de 60 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060 o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5% da população.
"Por se deslocarem com mais frequência a pé, os idosos estão mais expostos, e consequentemente, são as maiores vítimas fatais como pedestres, representando 36% do total de atropelamentos registrados no país. Entre os idosos, os ciclistas representam a maioria dos óbitos, seguido dos condutores de veículos e motociclistas", revelou Alex Mariano.
Ele disse que quando vítimas de um acidente por atropelamento, os idosos também estão mais sujeitos a lesões de maior gravidade, que podem levar a grandes períodos de internação hospitalar e lesões permanentes e imobilizadoras. "Os idosos que estiveram no núcleo estarão bem mais atentos aos perigos que os rondam nas ruas no dia a dia", avaliou o secretário.


Prioridade
"Uma questão relevante que influencia no número de acidentes com motociclistas é o tamanho da frota de motocicletas no país que não para de crescer. Um tema tão relevante precisa ser tratado como prioridade e fizemos esta ação dentro do Maio Amarelo", disse o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.
Segundo o gestor, há inúmeras vantagens nestes veículos que apresentam, do ponto de vista individual tráfego fácil, estacionamento, baixos custos de aquisição e manutenção, porém, são muitos acidentes, tragédias e prejuízos diversos e dar esta atenção aos motociclistas neta manhã foi relevante.
"Durante o ano haverá outros momentos e queremos continuar com ações educativas em vários momentos ao longo de todo ano. Acidentes de trânsito são sempre traumáticos e faremos como possível para sensibilizar todos", frisou Alex.
Aprendizado
Nos últimos dias, dentro da programação do Maio Amarelo, houve trabalho de educação no Sesi de Tabuazeiro com a Transitolândia. Na Praça de Caratoíra, o trabalho realizado foi de conscientização do uso de segurança e cadeirinha.
Em São Geraldo II, em Cariacica, a escola Balão Mágico também contou com a presença dos técnicos da Setran que divertiram e orientaram os pequenos com esquetes teatrais, troca de material e uso de equipamentos de segurança e trânsito.
Nesta quinta-feira (18), a partir das 7h30, na fábrica da Itaipava, em Cariacica, 120 funcionários assistirão palestras de especialistas e terão orientação sobre comportamento e prevenção no trânsito, receberão folhetos e brindes, além de interação com esquetes teatrais.
Já na sexta-feira (19), a partir das 7 horas, 120 crianças das turmas do matutino e vespertino do CMEI Larissa Pereira Batista, em Bela Aurorora, Cariacica, participarão de esquetes teatrais e da Transitolândia. Também receberão brindes e terão a oportunidade de refletirem sobre os perigos do trânsito e a necessidade de preservarem vidas.