Notícias
Livro com histórias de animais falantes é lançado no 19º Mercado Literário
Publicada em 24/09/2014, às 16h33 | Atualizada em 25/09/2014, às 11h32
Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi

Já imaginou se o seu cachorro ou gato falasse? Seria, no mínimo, curioso ouvir a opinião desses animais. Mas, como no mundo da literatura tudo é permitido, o livro "Histórias que os bichos contam", de Charles Araújo, torna essa possibilidade uma realidade.
O livro será lançado nesta quinta-feira (25), às 19 horas, na Fafi, dentro da 19ª edição do Mercado Literário, um projeto da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim que tem como objetivo promover debates, palestras, lançamento de livros e exposições, além de aproximar o escritor do público leitor em potencial.
"O Mercado Literário não só traz a oportunidade da proximidade do autor com o leitor, mas traz também a certeza de que é possível realizar sonhos, por muitas vezes presos dentro de nós. 'Histórias que os bichos contam' vem nos certificar que sonhos se realizam", declarou a coordenadora do projeto, Regiannie Rozindo.
No lançamento, as alunas do Colégio São José (ensino fundamental 2) Bia Penzin e Mica Nascimento vão fazer a performance teatral do conto "Fomos dominados". Também haverá contação de histórias, algodão-doce e pipoca.
Livro
O livro é a reunião de 34 contos, feitos para o público infantojuvenil, que tem a proposta de usar o mundo animal como metáfora para sentimentos como medo, preocupações, surpresas, conquistas e diversão, comum ao dia a dia dos humanos.

Para isso, o escritor Charles Araújo escreve histórias que se aproximam da rotina de cada um de nós, como no conto “Conselho de mãe”, no qual um jovem sapo acredita saber mais sobre a vida do que realmente está preparado para saber.
Já em "Deus Bicho", há uma clara analogia com os seres humanos, aqueles que se exaltam entre os melhores, intitulando-se portadores da verdade, líderes da moral, representantes do povo, mas que, na verdade, são meros aproveitadores.
Autor
Charles Araújo é chargista, ilustrador e autor dos livros "A caixa de contos", "O melhor livro de contos de bichos do mato de todos os tempos & outros" e "O melhor livro de contos infanto-juvenis do Espírito Santo".