Notícias

Literatura e respeito ao próximo são temas de projeto na Emef Suzete Cuendet

Publicada em 20/04/2023, às 18h35

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Literatura e respeito ao próximo são temas de projeto na Emef Suzete Cuendet
Literatura e respeito ao próximo são temas de projeto na Emef Suzete Cuendet. (ampliar)
Luis Oliveira
Literatura e respeito ao próximo são temas de projeto na Emef Suzete Cuendet
Literatura e respeito ao próximo são temas de projeto na Emef Suzete Cuendet. (ampliar)

Promover a literatura e a cultura, por meio do contato com diversas obras. Esse é o objetivo da "Semana Literária e Musical" realizada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet. Para simbolizar o encerramento das atividades que marcaram a comunidade escolar, a unidade de ensino reuniu os estudantes do turno vespertino no auditório da Emef, na tarde desta quinta-feira (20).

Além de marcar uma grande integração entre as turmas, o encerramento contou com uma apresentação cultural emocionante do coral do Instituto Serenata D'Favela. Além de apresentar algumas músicas de artistas capixabas, eles também realizaram uma apresentação de dança e de violino.

Ao longo da semana, também foram realizadas diversas apresentações culturais e lúdicas, com contação de histórias e um "Sarau no Suzete", além da presença da "Combiousa", uma "biblioteca sobre rodas" da Editora Cousa, que percorre todo o Espírito Santo levando livros e promovendo a literatura capixaba e a troca de experiências entre escritores e leitores.

"A literatura é a expressão mais pura e fidedigna da arte que é utilizada para o crescimento e a emancipação de uma sociedade", ressaltou a diretora da unidade de ensino, Rubia Xibili.

O projeto "Semana Literária e Musical" foi muito bem recebido pelas turmas, que ficaram encantadas com a desenvoltura do coral na apresentação de encerramento, além de demonstrarem muita satisfação com as atividades realizadas ao longo da semana.

"A semana foi muito especial e positiva. Gostamos de literatura, então curtimos ainda mais. Essa apresentação de encerramento foi emocionante, a vontade era de cantar junto com eles o tempo todo. Muito lindo", disseram as estudantes Francielly Souza e Tayrini Nascimento, do 6º ano C.

O pedagogo Ricardo Silva falou sobre os objetivos buscados com o desenvolvimento do projeto. "A ideia era trazer algo lúdico e também não passar despercebido pelo dia do livro, e realizar uma proposta mais duradoura, que envolvesse os meninos de uma forma com que eles entendessem que a escola não é um lugar de paredes e muros, mas sim de derrubar barreiras, de igualdade e de aprender a olhar pro outro", destacou.


Voltar ao topo da página