Nesta quarta-feira (09), às 19h, será realizada a live de lançamento do game "Colônia Horror: Caminho da Guerreira", uma produção capixaba que promete envolver o público com uma narrativa visual ambientada em um Brasil Colônia alternativo com zumbis, personagens históricos e muitas camadas de reflexão social. A live será transmitida perfil do Instagram do Coletivo Quadro-a-Quadro (@coletivoquadroaquadro).
O jogo, gratuito e acessível, será disponibilizado no site do coletivo e aposta na fusão entre educação, cultura e tecnologia para contar uma história imersiva. Voltado especialmente para estudantes e professores da rede pública de Vitória, o game busca ser uma ferramenta pedagógica para o ensino de História, Literatura e narrativa de forma lúdica e envolvente.
A proposta é resgatar elementos históricos do Espírito Santo do século XVI e inseri-los em um universo distópico, inspirado na antologia literária Colônia Horror: Contos de Fundação e Morte, que também foi organizada pelos mesmos idealizadores do game. A produção é assinada por uma equipe majoritariamente composta por professores da rede pública, e conta com patrocínio da Prefeitura de Vitória, por meio da Lei Rubem Braga.
Uma nova forma de contar a história
Com estética visual que remete ao Brasil colonial e trilha sonora original, o jogo aposta em uma experiência sensorial rica, acessível e crítica. Sua jogabilidade é adaptada para pessoas com deficiência visual, auditiva e motora, com narração em áudio e legendas, e possui múltiplos finais, o que estimula a tomada de decisões e o pensamento crítico dos jogadores.
Além do conteúdo interativo, "Caminho da Guerreira" também se propõe a refletir sobre a invisibilidade da cultura capixaba no cenário digital, sobretudo no universo dos jogos eletrônicos, dominado por produções estrangeiras. O jogo, portanto, representa uma alternativa local com identidade própria, promovendo o pertencimento e a valorização da história regional.
Protagonismo de educadores-artistas
A live de lançamento será conduzida pelos criadores do projeto: Felipe Nascimento Gaze e Wolmyr Aimberê Alcântara Filho. Felipe é doutorando em Educação pelo Ifes, animador, professor de Matemática e um dos fundadores do Coletivo Quadro-a-Quadro. Ele assina a coautoria da antologia Colônia Horror e dirigiu animações premiadas como Victor e Esta Noite tem Peleja.
Já Wolmyr Aimberê é jornalista, doutor em Letras pela UFES, professor da rede estadual e também premiado roteirista e animador. Criador do projeto Cineclube Quadro-a-Quadro, Wolmyr é reconhecido por adaptar clássicos da literatura para o audiovisual e por fomentar o acesso à cultura entre jovens capixabas.
"A Lei Rubem Braga foi um marco no audiovisual capixaba, sendo responsável pelo patrocínio de filmes primorosos na década de 1990. Com o projeto Colônia Horror: Caminho da Guerreira, buscamos valorizar a produção digital capixaba, bem como a cultura de Vitória e do Espírito Santo", afirma Wolmyr Alcântara.
Serviço Live de Lançamento do game "Colônia Horror: Caminho da Guerreira" Data: 09 de julho de 2025 Horário: 19h Plataforma: Instagram - [@coletivoquadroaquadro] Classificação indicativa: Livre