Imprensa
Jesus de Nazareth ganha Academia Popular da Pessoa Idosa
Publicada em | Atualizada em
Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Cada vez mais os espaços públicos da capital estão sendo tomados por academias, aulas de ginástica e muito esporte. Agora é a comunidade de Jesus de Nazareth que tem motivos de sobra para buscar qualidade de vida. É a 38ª Academia Popular da Pessoa Idosa (APPI) da capital. Os munícipes poderão se exercitar gratuitamente nos aparelhos instalados no local, incentivando os idosos a praticar exercícios físicos.
A entrega dos equipamentos aconteceu na noite desta última quarta-feira (9). "É um momento especial para mim. Esta comunidade me deu a oportunidade de ser um líder comunitário. Estamos buscando melhorias em todos os cantos do bairro", disse Luciano Madalena.
"Nossa cidade está totalmente envolvida com atividades esportivas. Hoje (quarta), entregamos uma academia que certamente vai contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos moradores. É a 38ª academia na cidade. Quando iniciamos esta gestão, eram 20. Nós tivemos que recolocar as 20 e, ainda neste ano, vamos dobrar esse número: serão 40 Academias Populares da Pessoa Idosa. Vocês hoje se juntam a mais de 11 mil pessoas que praticam atividade física em nossos espaços", disse o secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente.
Nesta quinta (10), será entregue a APPI de São José, na praça do bairro, ao lado do Batalhão da Polícia Militar.


Comemoração e alerta
"Estamos entregando a academia para os idosos em uma região com sinal de internet livre. Minha prioridade são as comunidades. Ter uma academia perto de casa anima as pessoas a fazer um exercício. Nós queremos cuidar de vocês com carinho, e é preciso que voces cuide delas. Esse equipamento é de vocês", disse o prefeito Luciano Rezende, que aproveitou o momento e alertou os moradores sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e a prevenção contra o Zika vírus.
Ar livre
As academias são voltadas para os idosos e funcionam ao ar livre. Os aparelhos são de baixo impacto e possuem o objetivo de alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura e trabalhar a capacidade aeróbica. Todos os equipamentos - caminhada, simulação de remada, alongador e outros - contribuem para melhorar a estrutura física dos idosos nas atividades do cotidiano.
Academia para todos
Outras academias já estão instaladas em diferentes bairros, como Romão, Jesus de Nazareth, Bento Ferreira, Bela Vista, Goiabeiras, Jardim da Penha, praia de Camburi, Alagoano, praça dos Desejos, Jucutuquara, Consolação, Parque Moscoso, Nova Palestina, Fradinhos, Barreiros, Santo Antônio e São Pedro.
Além das academias dos idosos, os moradores podem fazer musculação nas Academias Populares de Itararé, São Pedro, Santo Antônio, Horto de Maruípe, Ilha de Santa Maria e Tabuazeiro. As aulas são orientadas por professores de Educação Física.

