Notícias

Homenagem: educadores que se destacaram receberão prêmio Profª Olga Maria Borges

Publicada em 04/12/2012, às 13h14

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Arquivo PMV
Estatueta Olga Maria Borges
A estatueta é uma homenagem a educadores e unidades de ensino que desenvolvem atividade considerada relevante para a promoção dos afro-brasileira

O Museu Capixaba do Negro (Mucane) “Verônica da Paz”, no Centro de Vitória, será palco do evento “Educar para Igualdade Racial - No Território das Culturas”, que acontece nesta quarta-feira (05).

Realizado pela Comissão de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro), da Secretaria Municipal de Educação (Seme), o evento promove a homenagem Professora Olga Maria Borges, estatueta entregue anualmente a educadores que se destacam na rede de ensino municipal.

Ela reconhece os profissionais que adotam práticas pedagógicas que valorizam a presença dos povos negros, seja na cultura ou na história. Ações que promovem práticas de desconstrução do racismo e preconceitos, tratando as questões raciais no ambiente escolar desde a infância.

“Buscamos a efetivação da Lei 10.639, que trata da obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura afro-brasileira, visando sua consolidação nas práticas pedagógicas nas unidades de ensino”, afirma a coordenadora da Ceafro, Maria das Dores Santos Silva.

Os projetos-destaque são apresentados ao público no decorrer da premiação, que acontece das 8h às 17h.

Profª Olga Maria Borges

Olga Maria Borges, educadora negra, nasceu na capital, em 1941, e concluiu o magistério. Dedicou 26 anos de sua vida à educação infantil, sendo essa atividade sua grande paixão, o que lhe valeu o apelido de Tia Olguinha. Faleceu em 1998, deixando sua grande contribuição para o ensino no município de Vitória.

Uma vez por ano, a Comisão de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro) entrega a estatueta "Professora Olga Maria Borges", a título de homenagear educadores e unidades de ensino que desenvolvem alguma atividade considerada relevante para a promoção dos afro-brasileiros.

A estatueta lembra uma mulher negra guerreira e expressa a dignidade das pessoas que simbolizam a resistência da cultura negra ao redor do planeta.

A Ceafro

A comissão realiza, nas escolas, atividades como reuniões de planejamento, apresentação de materiais pedagógicos, acompanhamento a grupos de estudo, acompanhamento a denúncias de atitudes racistas no ambiente escolar e formação em serviço. Essa assessoria abrange a educação infantil, o ensino fundamental e a educação de jovens e adultos.


Voltar ao topo da página