Notícias

Guarda Municipal de Vitória capacita equipe da Serra para atendimento escolar

Publicada em 30/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 30/04/2025, às 11h38

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Guarda de Vitória capacita equipe da Guarda da Serra para atendimento escolar
Guarda de Vitória capacita equipe da Guarda da Serra para atendimento escolar. (ampliar)

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) tem como pilar o trabalho de prevenção e, por isso, a Guarda Escolar está presente realizando ações educativas nos Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmei's) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef's) da capital. Visitas técnicas de reconhecimento e análise de riscos também são realizadas pelo grupamento.

Por ser destaque no trabalho que realiza, a Guarda de Vitória capacitou uma equipe da Guarda Civil Municipal da Serra para implantação do programa Guarda Escolar no município vizinho. A formação aconteceu na sede administrativa da corporação e incluiu aulas teóricas, orientações práticas e visitas técnicas às escolas municipais da capital.

Durante os quatro dias de capacitação, os guardas da Serra participaram de oficinas sobre mediação de conflitos, abordagem de temas complexos e o papel da Guarda Municipal como apoio à rede de educação.

As equipes também acompanharam de perto o trabalho em campo, como as visitas técnicas em escolas da rede municipal e a dinâmica da atuação preventiva realizada constantemente. Annelise Alves, gerente de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap) da Guarda de Vitória, destacou a importância da presença no ambiente escolar e dos conteúdos abordados.

"Mais do que segurança, trabalhamos temas como bullying, educação para o trânsito, autoestima, confiança e a construção de vínculos. A proximidade da Guarda de Vitória com a comunidade escolar colabora para mudanças de comportamento, forma multiplicadores de conhecimento e promove um ambiente mais saudável e seguro para todos", explicou Annelise.

A guarda municipal Borges, da Serra, disse que o intercâmbio entre as instituições foi enriquecedor. "Conhecemos como funciona a relação da Guarda de Vitória com as escolas e pretendemos adequadar à realidade da nossa cidade. Foram quatro dias de aprendizado", descreveu Borges, que integra a Patrulha Escolhar da Guarda da Serra e participou da capacitação.

Guarda Escolar

O programa Guarda Escolar, já consolidado em Vitória, tem se destacado por promover a cultura de paz. "A Guarda Escolar de Vitória é uma referência no Estado, e poder compartilhar essa experiência com outros municípios é uma grande satisfação. Acreditamos que a educação é o caminho mais próximo para formar cidadãos conscientes e evitar conflitos", afirmou a comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa.

Outro destaque do modelo adotado em Vitória é o gerenciamento do Botão do Pânico Escolar, presente nas 109 unidades de ensino da rede municipal. O sistema, operacionalizado pela Central de Monitoramento da Guarda de Vitória e gerenciado pela Guarda Escolar permite o acionamento imediato em casos de emergência, garantindo resposta rápida e integrada das forças de segurança.


Voltar ao topo da página