Um homem, de 49 anos, foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória, na madrugada desta terça-feira (12), furtando fios no interior de uma agência bancária, em Santa Lúcia. Com o suspeito foram encontrados pedaços de fios e uma serra.
Durante patrulhamento preventivo na região, por volta das 4h30, a equipe da Guarda de Vitória foi informada via Ciodes-190 de que havia uma pessoa dentro da agência, que está desativada.
"Ao chegarmos ao imóvel, fomos informados por um vigilante que se tratava de furto de fios. Nossa equipe entrou no local, onde nos deparamos com o suspeito portando uma serrinha e já com cabos ao redor. Durante a abordagem, ele confirmou que entrou para furtar fios de cobre e que sabia que o estabelecimento estava desativado", detalhou o Inspetor Picoli, da Equipe 12h da Guarda de Vitória.
Parte do cabeamento já havia sido danificada, o que deixou o local sem energia elétrica. Ele foi detido e encaminhado à 1ª Delegacia Regional de Vitória, junto com a ferramenta apreendida. O detido já possuia passagens pelo crime de furto.
Menos furtos
O intenso trabalho da Guarda de Vitória em repreender o furto de cabos tem gerado resultados positivos. Entre janeiro e julho deste ano, houve uma queda de 46% nesses delitos se comparado com o mesmo período de 2024.
O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, destacou a importância do patrulhamento preventivo para coibir esses e demais crimes contra o patrimônio. "A presença constante das nossas equipes nas ruas é fundamental para evitar danos ao patrimônio público e privado. Essa ação rápida impediu que o crime fosse consumado e reforça nosso compromisso com a segurança da cidade", afirmou.
A corporação também reforça que qualquer situação delituosa deve ser registrada, se em flagrante, pelo Ciodes-190 ou, posteriormente, na delegacia mais próxima.