Gripe: idosos acima de 80 anos e acamados são vacinados em casa
Publicada em
Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação Semus
Equipe da US Grande Vitória faz vacinação em casa de idoso (ampliar)
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está realizando nesta semana a vacinação contra gripe em idosos acima de 80 anos de idade, acamados e também em pessoas que possuem mobilidade reduzida.
A imunização teve início nas unidades de saúde de Santa Luiza, Jardim Camburi, Jesus de Nazareth, Bairro da Penha, Ilha do Príncipe, Grande Vitória, Andorinhas e Santo André. Neste sábado (28), também haverá vacinas de acamados cadastrados nas unidades de Itararé, Santo Antônio, Fonte Grande e Vitória.
A Semus fez um mapeamento para que todos os idosos acima de 80 anos, moradores acamados ou pessoas que possuem mobilidade reduzida sejam imunizados contra a gripe em suas casas até o final da campanha.
Nesses casos, agentes de saúde das unidades próximas às suas residências entram em contato para a aplicação da vacina, não sendo necessário fazer o agendamento.
As demais unidades também irão realizar as imunizações assim que novas doses de vacina, que são repassadas pelo Ministério da Saúde, forem chegando. Para as pessoas que não estão cadastradas, a orientação é ligar para a unidade de saúde de referência.
Alternativa
"Os idosos acima de 80 anos que desejarem receber a vacina em casa terão essa opção. Porém, a alternativa mais rápida para aqueles que não possuem nenhum tipo de restrição é o agendamento on-line. A vacinação acontece nas escolas da rede municipal como forma de manter as pessoas saudáveis longe do contato com quem está procurando atendimento em uma US. O idoso que estiver agendado e for de carro idoso não precisa sair do veículo, caso seja essa a sua vontade, pois um profissional da Semus irá se dirigir até ele para aplicar a vacina", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.
Instituições
Além dessa medida, a Semus já realizou, na última semana, a imunização de todos os idosos residentes em Instituições de Longa Permanência Para Idosos (ILPI). Ao todo, 380 pessoas receberam as vacinas contra gripe.