Notícias

Futsal feminino sub-13: Escola Alvimar Silva conquista a medalha de ouro

Publicada em 29/09/2022, às 12h05 | Atualizada em 29/09/2022, às 12h08

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Brunella França
Campeã Alvimar Silva
Equipe da Emef Alvimar Silva campeã do Futsal Feminino. (ampliar)
Brunella França
Vice-campeã Anacleta Schneider
Equipe da Emef Anacleta Schneider Lucas Vice-campeã do Futsal Feminino. (ampliar)

Um jogo emocionante e disputado, com direito a virada no segundo tempo empolgou as torcidas e marcou a grande final do futsal feminino sub-13 na 50ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi). A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, de Santo Antônio, venceu por 2 a 1 a Emef em Tempo Integral Anacleta Schneider Lucas, da Fonte Grande.

A Emef Anacleta saiu na frente com um gol da capitã do time logo no primeiro tempo. Eshyly Silva de Jesus marcou após uma cobrança de lateral. Ela dominou a bola já dentro da área e mandou para o fundo da rede. No segundo tempo, após muitas orientações da treinadora Lorena Damasceno, a Emef Alvimar Silva voltou à quadra buscando mais o gol.

Nos primeiros minutos do segundo tempo, numa jogada também de lateral, o time conseguiu o empate. Depois, faltando quatro minutos para o final da partida, numa bonita trama de ataque rápido, veio a virada. Com uma defesa bem posicionada, o time conseguiu segurar o placar até o final e conquistou a medalha de ouro.

"A gente está se sentindo muito bem, muito feliz. A gente joga há muito tempo, não só na aula, a gente fora da escola, praticamente todas as meninas jogam. É muito bom", destacou a capitã da equipe e campeã do Jemvi, Valentina Ferreira Ramos.

A professora Lorena está à frente da equipe da Emef Alvimar Silva desde 2019. "É muito bom, é um trabalho que faço desde 2019, e esse é um resultado que a gente já vem esperando delas. É fundamental o apoio da escola, da família, incentivar o esporte é muito importante", disse.

Apesar da derrota na final, o sentimento do time da Emef Anacleta era de orgulho. "A gente veio, jogou, chegou na final. Não deu pra ganhar, mas foi muito bom. O nosso treinador diz que um dia eu vou lá pra América jogar futebol", contou Eshyly Silva, que sonha em ser jogadora de futebol.

Ao lado dela, o professor de Educação Física Ronald Poletti enalteceu o desempenho de sua equipe. "A Eshyly é uma jogadora diferenciada, no passe, na finalização, ela tem condições de seguir carreira no esporte. O nosso time conseguiu o segundo lugar bem suado. A comunidade da Fonte Grande é desafiadora e é muito válido esse intercâmbio entre as escolas. O retorno do Jemvi só vem coroar essa vitória do esporte. Vamos vir mais fortes ano que vem", prometeu.

Jogos da inclusão

Dona do Recorde Nacional Escolar (RNE) nas duas categorias nas categorias de arremesso de peso e lançamento de pelota no esporte paralímpico, a estudante e paratleta Maria Isabel Augusto de Moraes também integra o time de futsal campeão da Emef Alvimar Silva.

Nas semifinais do futsal feminino, categoria sub-15, a Emef Éber Louzada Zippinotti, de Jardim da Penha, goleou a Emef Arthur da Costa e Silva, de bairro República, por 4 a 0. A equipe vai disputar a final contra a Emef Suzete Cuendet, de Maruípe, que venceu a Emef Mauro Braga, de Santa Tereza.

O segundo jogo da semifinal foi muito disputado, após o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, a partida foi para os pênaltis. Nas cobranças estilo melhor de três, a Emef Suzete Cuendet venceu por 2 a 1.

O time tem entre suas atletas a camisa 9 Maria Eduarda Sarti, que é surda. "Eu me sinto normal no grupo das meninas ouvintes, não me senti desprezada ou deixada de lado em nenhum momento, não tive medo de me apresentar pra jogar. Elas me ajudam também, fico feliz por conta disso. É muito bom jogar futsal. E eu cresci junto com elas na escola, a gente joga muito bem. Estou muito feliz!"

Como não ouve o apito, Maria Eduarda é auxiliada por uma professora bilíngue para compreender algumas marcações da partida e as instruções do treinador junto a suas colegas de equipe. Essa é a única diferença que ela diz existir para o futsal de surdas, no qual a arbitragem sinaliza as marcações por meio de bandeiras amarelas.

A final do futsal feminino sub-15 entre as Emef Suzete Cuendet e Éber Louzada Zippinotti será no dia 21 de outubro.

Como são os jogos

A 50ª edição do Jemvi tem nove modalidades em disputa: Futsal, Handebol, Basquete, Voleibol e Queimada; Atletismo (corrida de 100m; salto em distância; arremesso de peso e corrida de revezamento 4x100m); Xadrez; Dama e Tênis de Mesa.

Os jogos têm o objetivo de valorizar as experiências de estudantes e professores nas aulas de Educação Física e promover vivências do esporte como espaço social e cultural, em que os sujeitos envolvidos possam ampliar as oportunidades de conhecimento, interação, colaboração, solidariedade e prazer de praticar esportes.

O evento faz parte do Festival de Linguagens Integradas e está dentro do calendário de atividades que celebram o aniversário de Vitória. As partidas começaram na terça-feira, dia 20 de setembro, com o voleibol, e seguem até 23 de novembro, quando disputas de tênis de mesa encerram o evento. A cerimônia de encerramento está marcada para o dia 06 de dezembro.

Jemvi

Constituídos historicamente como uma ação pedagógica, os Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi) são direcionados a todas as Emef de Vitória, para adolescentes e jovens do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A competição escolar acontece desde 1971. Em sua primeira edição, a ideia era promover uma disputa entre duas unidades de ensino. Uma proposta então foi apresentada à Secretaria Municipal de Educação, com a ideia de que a disputa contemplasse todas as escolas da rede municipal, que na época contava com nove unidades de ensino. Atualmente, Vitória tem 54 escolas de ensino fundamental.

Futsal feminino sub-13

Voltar ao topo da página