Notícias

Fumacê vai percorrer mais de 40 bairros de Vitória em janeiro

Publicada em 04/01/2023, às 14h45 | Atualizada em 04/01/2023, às 14h56

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Carro Fumacê

Durante o verão, quando o clima quente e com chuvas frequentes se torna ideal para a proliferação de mosquitos, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) reforçam suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Por isso, durante o mês de janeiro, 44 bairros da capital receberão o serviço de aplicação especial de inseticida, popularmente conhecido como fumacê.

Na primeira semana do ano, os bairros contemplados serão Maria Ortiz, Goiabeiras, Antônio Honório, Jabour, Solon Borges, Segurança do Lar, Boa Vista, Bairro República, Morada de Camburi, São Cristóvão, Santa Martha, Andorinhas, Joana D'Arc e Tabuazeiro.

Os bairros que compõem o itinerário, elaborado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), foram selecionados com base em notificações de dengue, zika e chikungunya, no monitoramento das armadilhas de captura de mosquitos, pelo último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e por reclamações recebidas pelo 156.

Controle de mosquitos

Além de combater o mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya, o fumacê também atua contra os pernilongos.

Por serem insetos com características e comportamentos diferentes, as técnicas de uso do fumacê também se diferenciam. Para o controle dos Aedes, o fumacê utiliza o Ultra Baixo Volume (UBV), diluindo o inseticida em água, o que resulta em pouca fumaça. Já para controlar os pernilongos, o fumacê utiliza um termonebulizador e dilui o inseticida em óleo mineral, provocando uma névoa branca.

Outras ações

Além de utilizar o fumacê para combater os mosquitos, a equipe do CVSA também desenvolve várias outras ações com esse objetivo. Dentre elas, o monitoramento e o tratamento com larvicidas biológicos em todos os locais que costumam acumular água na cidade, como charcos e pontos de alagamentos.

A equipe ainda faz visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes.

A população também pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para procurar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho. Para auxiliar, a Semus disponibiliza um check list que o morador pode utilizar sempre que precisar.


Voltar ao topo da página