Notícias
Fumacê reforça as ações de combate ao mosquito em Vitória
Publicada em 01/02/2023, às 14h05
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
As ações de combate aos mosquitos não param em Vitória. Como reforço às ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde de (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), utiliza os carros pulverizadores de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê.
O fumacê é uma das ferramentas de prevenção de mosquitos utilizadas na capital e age somente sobre os insetos adultos que se encontram no local no momento da aplicação espacial de inseticida, não tendo ação direta em seus criadouros.
Por isso, é necessária a participação de toda a população no combate ao mosquito. Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos do mosquito estão nas residências.
Outras ações
Além de utilizar o fumacê para combater os mosquitos, a equipe do CVSA também desenvolve várias outras ações com esse objetivo. Dentre elas, o monitoramento e o tratamento com larvicidas biológicos em todos os locais que costumam acumular água na cidade, como charcos e pontos de alagamentos.
A equipe ainda faz visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes.
A população também pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para procurar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho. Para auxiliar, a Semus disponibiliza um check list que o morador pode utilizar sempre que precisar.
Confira o roteiro do fumacê.