Notícias

Fumacê reforça as ações de combate ao mosquito em Vitória

Publicada em 01/02/2023, às 14h05

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Carro Fumacê
O fumacê é uma das ferramentas de prevenção de mosquitos utilizadas na capital.

As ações de combate aos mosquitos não param em Vitória. Como reforço às ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde de (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), utiliza os carros pulverizadores de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê.

O fumacê é uma das ferramentas de prevenção de mosquitos utilizadas na capital e age somente sobre os insetos adultos que se encontram no local no momento da aplicação espacial de inseticida, não tendo ação direta em seus criadouros. 

Por isso, é necessária a participação de toda a população no combate ao mosquito. Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos do mosquito estão nas residências.

Outras ações

Além de utilizar o fumacê para combater os mosquitos, a equipe do CVSA também desenvolve várias outras ações com esse objetivo. Dentre elas, o monitoramento e o tratamento com larvicidas biológicos em todos os locais que costumam acumular água na cidade, como charcos e pontos de alagamentos.

A equipe ainda faz visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes.

A população também pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para procurar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho. Para auxiliar, a Semus disponibiliza um check list que o morador pode utilizar sempre que precisar.

Confira o roteiro do fumacê.

 


Voltar ao topo da página