Férias: Escola de Ciência – Biologia e História oferece oficinas de xadrez
Publicada em
Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM
Arquivo PMV
Xadrez proporciona o desenvolvimento de habilidades cognitivas e capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo
Grande impulsionador da imaginação, além de contribuir para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio, o xadrez desenvolve a tomada de decisões, trabalha a paciência, aumenta a autoconfiança e instiga a imaginação e a versatilidade.
Nesse contexto, a Escola de Ciência – Biologia e História convida crianças e adolescentes com idade acima de 12 anos para participar das oficinas de xadrez, desta segunda-feira (19) até sexta (23), sempre das 14 às 16 horas. A ação faz parte do projeto Cientista Mirim nas Férias , uma parceria entre esse Centro de Ciência e Educação com o Núcleo de Ciências e com o Programa Entre Comunidades, ambos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
São apenas 10 vagas por oficina, que começa com a exibição do longa “Lances Inocentes”, que conta a história de Josh Waitzkin, um garoto de 7 anos que é gênio do xadrez, cujo pai é um cronista esportivo decidido a torná-lo um campeão. Esse é um filme sobre a comovente lição que ambos aprendem: a única coisa que não podem perder é o amor que sentem um pelo outro.
"O xadrez é capaz de mostrar as consequências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas e, por conseguinte, estimula o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as responsabilidades dos próprios atos. O jogo tem uma base matemática, instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado, que estimulam a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe", disse a diretora do centro, Roberta Gasparini.
A coordenadora do Programa Entre Comunidades da Ufes, Marlene Martins de Oliveira, explica os benefícios do jogo. "O xadrez proporciona o desenvolvimento de habilidades cognitivas e capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo. Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais. Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos".