Escola da Biologia vai transformar visitante em cientista nas férias de janeiro
Publicada em | Atualizada em
Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM
Elizabeth Nader
A oficina "O mundo secreto das plantas" vai investigar o metabolismo, como a respiração, a transpiração e a condução da seiva bruta.
Durante as férias de janeiro, visitantes com idade entre 6 e 14 anos vão poder despertar o observador científico que existe dentro de cada um.
Do dia 5 ao dia 31, a Escola da Ciência – Biologia e História vai oferecer a oficina “Cientista Mirim”, que vai transformar o auditório em um verdadeiro laboratório de Ciências Naturais destinado à realização de atividades experimentais investigativas relacionadas ao acervo de Biologia e História.
Para viabilizar esse projeto, foi realizada uma parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Ufes (Projetos Experimentoteca do Núcleo de Ciência e o Entre Comunidades), por meio da qual foram adquiridas maletas contendo kits de experimentos para execução das oficinas pedagógicas.
"Um Centro de Ciência, Educação e Cultura como a Escola da Ciência – Biologia e História deve contribuir para a inclusão social das crianças e jovens por meio da promoção de eventos científicos e culturais que também possuam caráter lúdico, principalmente em um período de recesso escolar", ressaltou a diretora do centro, Roberta Gasparini.
"Entendemos ser importante também despertar na juventude o gosto pelas ciências, angariando futuros cidadãos autônomos e críticos que no futuro contribuam para o efetivo crescimento tecnológico do país", disse Roberta.
Funcionamento
A Escola da Ciência Biologia e História estará aberta à visitação no mês de janeiro de segunda a sábado, das 9 às 17 horas. Já as oficinas de férias acontecerão de segunda a sexta, das 14h às 16 horas, e aos sábados, em dois horários: das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas. Serão oferecidas duas oficinas por dia, com limite de dez participantes cada.
Conheça os temas que serão trabalhados nas férias de verão da Escola da Ciência – Biologia e História:
Doenças do Brasil: propõe uma investigação das principais doenças que ocorrem no Brasil, os agentes causadores e transmissores, formas de prevenção. Conta com observação de micro-organismos fixados e in vivo ao microscópio e também de invertebrados fixados em resina.
Conhecendo os invertebrados: traz a proposta de conhecer alguns invertebrados, sua morfologia e importância ecológica, por meio de observação de imagens, modelos e animais fixados em resina.
O DNA: propõe a investigação da estrutura do DNA e a sua extração das células do morango e do tomate.
Cadeia alimentar: por meio de um jogo interativo conceitos básicos de ecologia são discutidos de forma lúdica.
O mundo secreto das plantas: investiga o metabolismo das plantas, como a respiração, a transpiração e a condução da seiva bruta.
Produzindo um solo agrícola: discute a formação do solo saudável para o plantio, a possibilidade da construção de pequenas hortas caseiras e analisa a germinação.
Uma tarde no museu/Produzindo fósseis e conhecendo as Eras Geológicas: permite que os alunos vivenciem atividades referentes aos ofícios de arqueólogos e paleontólogos, produzindo e analisando os fósseis e ainda, investigando a história da Terra e dos seres vivos.