Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Fafi retoma aulas de teatro e dança na sede histórica

Publicada em

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Lilian Menenguci
Curso da Fafi
Aulas de dança foram retomadas nas salas da reformada edificação da Fafi

O barulho e o movimento de carros passando entre a avenida Jerônimo Monteiro e a rua Barão de Itapemirim não permitem ouvir os sons que saem das salas de aula da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, onde a edificação está localizada, no Centro Histórico.

O mês de março, que marca o retorno das aulas à instituição, promove a movimentação do fazer artístico na instituição. São oito turmas do curso básico em dança e duas do curso técnico: uma na área do teatro e outra na área da dança.

"Ao retomar nossas atividades letivas de 2019, temos a expectativa de um ano cheio de novas oportunidades, uma vez que podemos contabilizar hoje as realizações positivas de 2018", afirmou a gerente da Fafi, Zila Nascimento.

Além disso, a escola ofereceu 345 novas vagas, de teatro e dança, para oficinas do primeiro semestre e abriu processo de audição para reaproveitamento de estudos na área da dança.

Nova sede

Com as atividades concentradas na sede, que foi completamente restaurada no ano anterior, a dinâmica do trabalho ganha ainda mais em qualidade e a escola pode atender um número maior de pessoas.

"Este novo espaço, climatizado, com toda nova estrutura, ajuda muito o desenvolvimento do nosso trabalho. O retorno para a sede oficial amplia as nossas possibilidades porque a gente consegue receber mais alunos, abrir ao público para visitas mediadas previamente agendadas, permitindo ver nossas aulas abertas e alguns ensaios de nossos espetáculos", explica Nerdin Montenegro, coordenador do curso de dança.

Formação

Com 18 anos de idade, dos quais 11 são dedicados à dança, boa parte deles na Fafi, a bailarina Diedra Rowena começou pequena no futebol, mas rapidamente descobriu que não levava jeito para o esporte. Por insistência da mãe, descobriu a arte, por meio da dança, e pretende passar seu aprendizado para outras gerações.

"Com o passar do tempo, eu fui amando e hoje eu sou uma amante da dança e ela se tornou parte de mim, é minha profissão. Eu vou viver da arte. Eu amo a dança. Eu quero seguir carreira e dar aulas", disse a aluna, que cursa o 8º ano do curso de dança.

Leonardo Silveira
Fachada da FAFI à noite
Espaço está aberto para visitas monitoradas previamente agendadas

Portas Abertas

Além do retorno das aulas, a escola retoma o projeto “Fafi de Portas Abertas”. O objetivo é realizar visitas monitoradas para apresentar o processo de formação realizado pela escola, fortalecendo a importância cultural da instituição, além de mostrar seu prédio, que foi recentemente restaurado, e a valorização do patrimônio histórico edificado.

Os interessados em realizar a visita monitorada pela Fafi devem se inscrever por meio de formulário online. As visitas serão realizadas de manhã e à tarde e serão acompanhadas pelos pedagogos da instituição.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3381-6921 ou pelo e-mail agendafafi@gmail.com.