Notícias

ETSUS de Vitória participa da formação de 1ª turma do curso "Vacina Sim!

Publicada em 22/09/2023, às 17h30

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Andre Sobral
Curso Vacina
Curso Vacina sim! (ampliar)

Nesta quinta-feira (21), ocorreu a formação da primeira turma da capacitação em imunização "Vacina Sim!". Participaram do curso profissionais de saúde que não são vacinadores ou não são referências de sala de vacina das unidades de saúde da Ilha das Caieiras, Maria Ortiz, Resistência, Santa Luíza e também da Casa Rosa.

A capacitação foi possível graças a uma parceria entre o Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (LabEPI/Ufes), a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), o Rotary Club, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e a Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comerio, a capacitação trará muitos resultados positivos no dia a dia dos serviços. "Quanto mais pessoas de posse das informações corretas sobre a importância da vacinação melhor combateremos a hesitação vacinal".

A professora Doutora e pesquisadora do LabEPI, Adriana Ilha, afirmou que realizar a última aula da primeira turma, significou a realização do projeto do qual também participou desde o início.  "O mais importante é que essas pessoas não estão apenas sendo formadas, mas também estão se tornando formadoras de um projeto de conscientização sobre a importância da vacina".

Carolina Maia Martins Sales, coordenadora do curso, conta que o objetivo principal, de levar a Universidade para as comunidades interna e externa da Ufes foi atingido com sucesso. "É um orgulho conseguir essa integração entre ensino e serviço, unindo a Ufes e a Secretaria de Saúde de Vitória na qualificção de profissionais e contribuir para aumentar cada vez mais os índices das nossas coberturas vacinais", afirmou.

A agente comunitária de saúde, Pryscilla Goulart Irizar elogiou a qualidade do curso "Achei muito proveitoso e dinâmico. Acredito que agora vamos ter mais propriedade em passar para a população as informações a respeito das vacinas e alertar também sobre os riscos das doenças que já são preveníveis graças à vacinação", disse.

Para a representante do Rotary Club, Elizabeth Pinto Andrade esse curso veio para ajudar a aumentar a cobertura vacinal em crianças. "Esse tipo de formação promove uma capilaridade importante ao levar para tantas pessoas informações que salvam vidas. Somente com a união de órgaos públicos e sociedade civil, e através da educação, podemos aumentar a cobertura vacinal".

Curso

Com duração de 40 horas, o curso aconteceu tanto presencialmente, na Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS), quanto virtualmente, com atividades na plataforma Moodle da Ufes. Entre os temas que foram abordados na capacitação estão o Programa Nacional de Imunização; a Rede de Frio, boas práticas em conservação e armazenamento de imunobiológicos; vigilância de eventos adversos na pós-vacinação, como tratar a desinformação, dentre outros.


Voltar ao topo da página