Imprensa
Estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e EJA de volta às salas de aula
Publicada em | Atualizada em
Por Brunella França, com edição de Renata Zacaroni
Estudantes do grupo azul do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estarão novamente nas salas de aula a partir desta segunda-feira (7).
"Sabemos que os estudantes do grupo laranja tiveram que ficar em casa na última semana, mas precisamos manter sempre o mesmo grupo de cor na escola, do 1º ao 9º ano, porque essa organização foi feita para que, de preferência, irmãos dos anos iniciais e anos finais, por exemplo, estejam no mesmo grupo presencial. Não podemos descontinuar essa organização", explicou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
A capital tem, hoje, 26.002 estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental do 1º ao 9° ano. As famílias de 18.807 já se manifestaram junto às secretarias escolares ou pelo Boletim Online dos estudantes para que eles estejam nas escolas.
O retorno presencial é facultativo, ou seja, a família pode optar se o estudante retornará ou não. Aqueles que decidirem permanecer em casa continuarão sendo atendidos pelo ensino remoto emergencial, seja por meio dos roteiros de estudo impressos, retirados nas unidades de ensino, ou acessando os conteúdos e atividades na plataforma AprendeVix.
EJA
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), são 2.025 estudantes matriculados no primeiro e no segundo segmentos.
"Cada escola deverá promover estratégias para resgatar os estudantes da EJA. Sabemos que muitos deles são arrimo de família e, com a pandemia, acabaram deixando os estudos para um outro momento. É preciso cuidar com um olhar muito específico para esses estudantes", disse a secretária.
Veja como ficam as aulas em Vitória
- Educação Infantil: grupos 5 e 6 em aulas presenciais, sem revezamento;
- Ensino Fundamental, anos iniciais: turmas do 1º ao 5º ano em aulas presenciais, com revezamento. O grupo azul estará na escola em 7 de junho;
- Ensino Fundamental, anos finais: turmas do 6º ao 9º ano em aulas presenciais, com revezamento. O grupo azul estará na escola em 7 de junho;
- Educação de Jovens e Adultos: estudantes nas salas de aula, com revezamento somente nas turmas em que é necessário.
Revezamento e protocolos
Para manter o distanciamento entre estudantes e professor nas salas de aula, é necessário que o retorno presencial seja feito por meio de revezamento: uma semana, metade dos estudantes (grupo azul) está nas escolas e, na outra semana, os demais (grupo laranja) é que estão nas salas de aula.
Além disso, os protocolos de biossegurança para manter a escola como um ambiente seguro permanecem sendo seguidos em todas as unidades de ensino de Vitória.
As escolas passaram por pequenas reformas e foram adaptadas para o retorno presencial dos estudantes, com demarcação do espaço físico, respeitando 1,5 metro de distanciamento; instalação de pias e lavatórios em mais pontos da escola; instalação de totens e dispensers para álcool 70%; instalação de mais ventiladores, onde foi verificada essa necessidade; troca de torneiras em bebedouros e troca de lixeiras de tampa por lixeiras de pedal.
Além disso, houve distribuição de máscaras aos profissionais da Educação e estudantes da rede municipal de ensino assim que as atividades presenciais retornaram. Como protocolo, na entrada da escola, há aferição de temperatura e higienização das mãos.
"A escola não vem sendo um foco de contágio com o retorno presencial. Todos os casos que se confirmam de Covid-19 são acompanhados pela Vigilância Sanitária. A contaminação cruzada, de uma pessoa passar para outra no mesmo ambiente, não ocorreu nas escolas após o retorno das aulas presenciais", destacou a secretária Juliana Rohsner.