Imprensa
Estudantes da Emef Marieta Escobar, em Santa Martha, escrevem livro sobre sonhos
Publicada em | Atualizada em
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Escrever um livro sobre sonhos e projetos de vida. Esse foi o desafio lançado pela equipe pedagógica da Emef Marieta Escobar, localizada em Santa Martha, aos estudantes do ensino fundamental. O projeto, intitulado "Nosso livro, nossos sonhos", foi inspirado nas atividades propostas pelo Programa Escolaí, da Fundação Otacilio Coser. O objetivo é incentivar os estudantes a refletirem sobre seus sonhos, metas e futuros projetos de vida, promovendo a construção de uma narrativa coletiva que valorize suas aspirações e fortaleça a autoestima.
Por meio da escrita e das atividades propostas, o projeto busca despertar o interesse pela leitura e pela expressão criativa, além de reforçar a importância do planejamento pessoal e da construção de um futuro com propósito. As atividades foram classificadas em missões. "Essas missões mobilizaram toda a escola nos turnos matutino e vespertino. Os estudantes ficaram muito motivados e alguns que não pensavam em sonhos começaram a sonhar", conta a diretora da unidade de ensino, Ineida Santos.
Na primeira missão, intitulada "Divulgação," o foco foi estabelecer uma presença online para o projeto. A equipe criou uma conta no Instagram para compartilhar as atividades e manter a comunidade escolar atualizada sobre cada etapa das missões. Em seguida, na missão "Varal dos Sonhos," a mobilização tomou conta da escola, envolvendo os alunos do 1º ao 4º ano em desenhos sobre seus sonhos e os estudantes do 5º ao 9º ano em textos, poemas e cartas, expressando suas aspirações.

Para ampliar a participação, foi criada a "Caixa dos Sonhos," onde pais, alunos e funcionários puderam registrar seus desejos. Esses sonhos foram então expostos em uma instalação especial chamada "Túnel dos Sonhos," montada na entrada da escola. Na sequência, a missão "Nosso Livro, Nossos Sonhos" selecionou alguns dos textos produzidos pelos estudantes durante a etapa anterior, digitalizando-os para compor o conteúdo do livro. Para escolher a capa, foi promovido um concurso de arte entre os alunos, e a capa vencedora foi oficializada como a capa do livro.
Cada relato presente no livro ilustra a diversidade de sonhos e a importância de acreditar em si mesmo, valores que foram trabalhados e reforçados ao longo do projeto. Para incentivar ainda mais os estudantes, a escola promoveu ainda uma "tarde de autógrafos". Neste mesmo evento, os estudantes e educadores que mais se envolveram com o projeto foram premiados com certificados de reconhecimento.
Colocando as ideias em prática
Para muitos estudantes, o projeto não apenas incentivou a expressão criativa, mas também ajudou a refletir sobre a importância de ter sonhos e traçar objetivos de vida. Kauan Azevedo, aluno do 8º ano, compartilhou seu pensamento sobre a perseverança necessária para alcançar metas: "Sonhos são como árvores que precisam ser regadas com esperança e persistência. Ela persevera firme e forte. Os sonhos têm alguns obstáculos, e irei enfrentá-los para realizar todos os meus sonhos".
Luiza Silva do Carmo, do 4º ano, também expressou sua visão sobre sonhar, mesmo sendo criança: "Sei que ainda sou criança e nem por isso deixo de sonhar, tenho sonho de terminar meus estudos e me formar em medicina." Já Davi Luca, aluno do 5º ano, revelou o quanto os sonhos são motivadores: "Os sonhos são fundamentais para a nossa existência, porque nos inspiram, nos impulsionam e nos mantêm conectados à nossa essência. Tenho vários sonhos e, dentre eles, quero ser um grande policial e combater crimes."
Com o encerramento das missões e o lançamento do livro "Nosso Livro, Nossos Sonhos," o projeto cumpre seu papel de incentivar os estudantes a sonharem alto, reconhecerem seus potenciais e acreditarem que são capazes de transformar suas realidades. Além de promover o desenvolvimento criativo e literário, o projeto consolidou um espaço onde os estudantes puderam se expressar livremente, fortalecer sua autoestima e compartilhar seus sonhos com a comunidade escolar.