Notícias
Estudantes da EJA participam de Café Literário com leitura e roda de conversa
Publicada em 15/06/2022, às 17h45 | Atualizada em 15/06/2022, às 17h48
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Um livro e um café quentinho para uma tarde dedicada à leitura. Estudantes do 1º segmento da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Admardo Serafim de Oliveira, referência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tiveram uma tarde de Café Literário na escola, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e escrita, além de conhecerem escritores brasileiros.
Aliando aprendizado com momentos lúdicos, dinâmicas, leituras e contação de história, a atividade foi conduzida pelos professores Alexandre Neiva e Suely Tavares, com o apoio da pedagoga Iara Araújo, que destacou a importância de ações de incentivo à leitura em sala de aula. "Despertar o interesse na EJA pela leitura é algo encantador. O trabalho flui e o que vemos são estudantes com os olhos brilhando por viajar pelo mundo da literatura", afirmou.
O empenho, o carinho e o cuidado dos profissionais em preparar uma sala, decorar, fazer o café para os estudantes são recompensados com sorrisos e motivação para estudar e aprender ainda mais.
Encantamento com as palavras
A estudante Maria Geralda Pereira de Souza, 61 anos, realizou a leitura de um poema na abertura do evento e participou da roda de conversa durante toda a tarde. "Foi muito gratificante fazer parte deste Café Literário. Eu me sinto bem nessa escola e faço questão de participar de todas as atividades propostas pelos professores", disse.
O estudante Paulo Sérgio Cândido Pereira, 49 anos, viu a iniciativa como mais um incentivo à prática leitura, que ele está descobrindo. "Gostei das dinâmicas e me senti muito feliz durante a tarde. As atividades promovidas pelos professores me motivam cada vez mais a frequentar as aulas. Minha mente está mais aberta depois que voltei para a escola", garantiu.
Sentimento compartilhado com os colegas de classe, a estudante Therezinha Mariano dos Santos, 65 anos, adorou o Café Literário. "Foi uma tarde maravilhosa, encantadora. Foi uma experiência incrível. É muito bom ler e viver momentos como esses. Passo a gostar mais ainda dessa escola".
O prazer de descobrir a leitura
Durante a atividade, entre um cafezinho e outro, foram desenvolvidas práticas de leituras possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, valorizando a literatura e outras manifestações artísticas culturais como forma de acesso dos estudantes às dimensões lúdicas, ao imaginário e ao encantamento, além de reconhecer o potencial transformador da experiência da literatura.
Durante o evento, os estudantes responderam perguntas e participaram de um bate-papo descontraído. Segundo a professora Suely Tavares, a curiosidade da turma era cada vez mais aguçada. "Nossos estudantes não hesitavam em prosseguir com suas perguntas e manuseavam as páginas dos livros com tamanho desejo em apreciar as histórias. Estou muito feliz e satisfeita com o resultado e tenho certeza que o mesmo ocorre com cada estudante envolvido", afirmou a professora.
O professor Alexandre Neiva contou que o Café Literário foi proveitoso. "Com a realização dessa atividade, nossos estudantes se integraram e se empenharam bastante. Tivemos a oportunidade de realizar um trabalho diferente na EJA e aguçar o interesse pela leitura", explicou.
Durante o evento, os estudantes comentaram sobre os textos e a paixão pelas letras, uma iniciativa que torna a leitura um hábito saudável e divertido a partir da biblioteca móvel da escola. A diretora da Emef EJA Admardo, Cleidimar Rosalina, ressaltou que o evento teve a finalidade de despertar o interesse por novas leituras, estimulando o hábito de ler e os novos conhecimentos que o texto traz. "Este Café Literário nos proporcionou momentos agradáveis por meio de uma roda de leitura em sala de aula", concluiu.