Estudantes da EJA aprendem sobre uso consciente da água.
Nesta quinta-feira (18), o Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa realizará mais uma ação educativa em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni S. Ferreira de Azevedo (Asfa). A atividade, que integra o projeto "Água: nascente na Mata Paludosa", será desenvolvida junto aos 65 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir das 19h.
O encontro contará com o Jogo da Água Virtual, ferramenta educativa que convida os participantes a refletirem sobre a quantidade de água necessária para a produção e fabricação de diferentes bens de consumo. A programação inclui ainda a abordagem sobre a Bacia Hidrográfica da Grande Vitória, destacando a importância da preservação dos rios que abastecem a cidade, além de reflexões sobre a necessidade do cuidado com esse recurso natural indispensável à vida. Para fechar, a Dinâmica da Água mostrará, de forma proporcional, como a água potável disponível no planeta é distribuída em relação à população mundial.
Divulgação SEMMAM
Estudantes da EJA aprendem sobre uso consciente da água.
De acordo com Osnéia Péccoli, essas ações têm como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a necessidade da água como bem comum e direito fundamental, estimulando práticas de cuidado com o meio ambiente no cotidiano. A programação integra as atividades do projeto, elaborado coletivamente com a Pedagoga Rosiane Moneche e a equipe do CEA Mata Paludosa, que vem atuando de forma articulada com a comunidade escolar para ampliar os debates sobre sustentabilidade e cidadania ecológica.
O projeto "Água: nascente na Mata Paludosa" reforça o compromisso da Semmam em promover uma educação ambiental crítica e participativa, envolvendo diferentes públicos e realidades, e estimulando mudanças de atitude em relação ao uso consciente dos elementos naturais.