Notícias

Estudantes aprendem sobre o Vale do Mulembá e sua ligação com as paneleiras

Publicada em 29/09/2022, às 16h35

Por Felipe Mansur, com edição de Andreza Lopes


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Foto Divulgação
Ação no Vale do Mulembá
Estudantes durante visita ao Parque Vale do Mulembá. (ampliar)
Foto Divulgação
Ação no Vale do Mulembá
Estudantes durante visita ao Parque Vale do Mulembá. (ampliar)

O que tem a ver rocha, água, solo e a panela de barro produzida pelas paneleiras de Goiabeiras? Quais são os animais que habitam a cidade de Vitória? Essas foram perguntas investigativas que instigaram os 22 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Professora Eunice Pereira Silveira, de Tabuazeiro, e 17 estudantes do 6º ano vespertino da Emef Professor Vercenílio da Silva Pascoal, de Joana D'Arc, ao longo desta última semana de setembro, em visita ao Parque Municipal Vale do Mulembá.

Aprender sobre nascentes, rios, importância da água, solos, rochas e sua relação com a Mata Atlântica, tudo isso ao ar livre, em meio às trilhas do Parque, foi a aventura do conhecimento vivenciada por eles. Os estudantes puderam aprender mais sobre o local de retirada da argila, matéria-prima para a confecção das tradicionais panelas de barro, extraída do fundo do Vale do Mulembá.

As atividades foram conduzidas pelos técnicos da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), a partir do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque Vale do Mulembá. Os estudantes puderam percorrer trilhas em ambiente de Mata Atlântica, fizeram uma visita à nascente do Bambuzinho e ao local de onde se extrai o barro para produção das panelas de barro, utilizadas para o preparo da famigerada moqueca capixaba. Observaram, ainda, os saguis-da-cara-branca e uma grande diversidade de pássaros.

A estudante Giovanna, do 6º ano/B, da Emef Prof. Vercenílio da Silva Pascoal, ficou encantada: "O Parque Vale do Mulembá, é um parque cheio de natureza, animais, rochas, belezas, ciência, geografia... Ou seja, muita sabedoria, cultura e curiosidades. Sendo um lugar natural, não podemos poluir, pois a natureza é algo muito importante em nossas vidas, e, mantendo o Parque preservado, ele tornará o futuro muito melhor!", disse.

"O que mais me chamou atenção foi quando subimos uma trilha e, lá no topo, havia um tipo de poço com um pouco de água que vem da chuva. A vegetação que fica em volta filtra a água até que ela caia no poço", disse a estudante Pyetra, da mesma turma de Giovanna.

De acordo com a professora de Ciências, Ana Carolina Viana, esse contato com o Parque e tudo que ele oferece como possibilidade de aprendizagem ajuda a "complementar a parte teórica, que os estudantes vinham estudando, incluindo o ciclo das rochas, o ciclo hídrico e a formação do solo, conteúdos que foram trabalhados ao longo dos trimestres. A vivência no Mulembá permite, ainda, que os estudantes tenham propriedade de conhecimento acerca do território que vivem, que, muitas vezes, passa despercebido", disse.

As atividades, que podem ser requisitadas pelo telefone (27) 3382-6536, foram conduzidas pelos geógrafos da Gerência de Educação Ambiental Wilson de Souza e Idelvon Poubel.

Parque Vale do Mulembá

 Criado por meio do Decreto Municipal nº 11.505 em 2002, o Parque Natural Municipal Vale do Mulembá foi reaberto ao público em setembro de 2021, com a entrega de estruturas totalmente novas, como Centro de Visitantes, Centro de Educação Ambiental e Cultural, auditório, banheiros que atendem aos padrões de acessibilidade e Módulo de Apoio aos Tiradores de Barro, que representa e valoriza o trabalho ancestral das paneleiras. É uma unidade de conservação que possibilita ao público visitante lindas paisagens e trilhas em ambiente de Mata Atlântica.

Além dessas estruturas, o Parque ganhou cercamento, pórtico de entrada, vias de circulação interna e estacionamento, oferecendo novas opções para o convívio com a natureza e para o desenvolvimento de atividades de educação, de pesquisa e de valorização do patrimônio cultural, como a produção da panela de barro.

Com uma área correspondente a quase 200 campos de futebol, no Maciço Central de Vitória, o Parque Natural Municipal Vale do Mulembá apresenta topos como o Morro do Parapente, com 185 metros de altitude, fauna silvestre e nascentes. Segundo estudos arqueológicos, a atividade de extração do barro é realizada há aproximadamente 400 anos, e o processo de produção das panelas de barro conserva até hoje todas as características das práticas dos grupos nativos das Américas, ou seja, as realizadas antes da chegada dos europeus e dos africanos.

Horário de Funcionamento:

Terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h.

Fechado às segundas-feiras, para manutenção.

Foto Divulgação
Ação no Vale do Mulembá
Estudantes durante visita ao Parque Vale do Mulembá. (ampliar)
Semmam
Atividade no Vale do Mulembá
Estudantes durante visita ao Parque Vale do Mulembá. (ampliar)

Voltar ao topo da página