Notícias

Estudantes aprendem com brincadeiras a cultura das festas juninas

Publicada em 28/06/2021, às 11h56

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Luís Oliveira


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
Festa Junina em sala de aula na Emef TI Eunice Pereira Silveira
Cada turma comemorou o "arraiá" em sua sala. Não faltaram brincadeiras e animação, tudo respeitando os protocolos de segurança contra o coronavírus
Divulgação Seme
Festa Junina em sala de aula na Emef TI Eunice Pereira Silveira
Boca de palhaço e outras tradições das festas juninas deixaram a escola no clima de São João

O mês de junho é tradicionalmente marcado pelas festas juninas. Os arraiás são repletos de danças, músicas, comidas e brincadeiras típicas. Por isso, na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Tempo Integral Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, a equipe preparou um arraiá com muita diversão para os estudantes, respeitando os protocolos de biossegurança por conta da pandemia.⁣⁣

Brincadeiras tradicionais, como “boca do palhaço”, “pescaria”, “boliche” e “jogo de argolas”, animaram os estudantes do 1º ao 3º ano da escola, mas cada turma em sua sala, seguindo a recomendação da Vigilância Sanitária de Vitória de não misturar os grupos.

O lanche, com pipoca, milho cozido e outras comidas típicas, foi servido no refeitório, no horário programado para cada turma. Além disso, as bandeirinhas que decoram a unidade foram feitas pelos próprios estudantes nas aulas de arte e música. ⁣⁣

O projeto foi conduzido pelas professoras Eliane Amorim, Dayse Perini e Glaziane Costa. "A participação dos estudantes foi bastante dinâmica e interativa. Participaram de cada etapa do projeto. Foi lindo observar a empolgação e a felicidade nos rostinhos de cada um. Aprenderam, comeram, brincaram e se divertiram muito", destacou a professora Eliane Amorim.

Diversão e aprendizado

A tradicional quadrilha, com a dança em pares ao ritmo da sanfona, desta vez teve que ficar de fora. Mas o projeto também trabalhou com os estudantes a importância de brincadeiras que movimentam o corpo e contribuem para o raciocínio lógico, além de conceitos como origem, cultura e características das festas juninas.

Na sala de aula, com músicas e cantigas, foram exploradas a escrita, a oralidade e a interpretação de texto. Durante os próximos dias, o projeto será estendido para as outras turmas da unidade de ensino.

"Ações como essa são oportunidades valiosas para o aprendizado dos estudantes e contribuem de forma expressiva para o conhecimento das famílias e até mesmo dos educadores. É muito gratificante construir e compartilhar conhecimentos juntos. São momentos privilegiados de aprendizagem e trocas", disse a professora Eliane.


Voltar ao topo da página