O esporte tomou conta da Praça Oscar Loureiro, na Ilha de Santa Maria, na manhã deste sábado (23). A Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp) levou para o local atividades que promoveram integração, diversão, competição e ocupação social. Ao todo, cinco modalidades foram ofertadas e reuniram crianças e jovens da comunidade e do entorno
A quadra poliesportiva recebeu o basquete 3x3, enquanto o campo de grama sintética foi palco do futebol de areia. No espaço aberto, um lado foi ocupado pela mesa de totó, o outro pelo pebolim, e ainda houve uma grande roda de capoeira formada por capoeiristas. Além de assistir, o público também teve a oportunidade de participar das atividades
Fábio Assis acompanhou o filho Davi, de 6 anos, que estava no campo jogando futebol. A torcida foi grande e, para o pai, essa vivência é fundamental para o desenvolvimento e a autoconfiança do pequeno. "Sei da importância de estar presente em momentos como esse. Assim como o meu filho, participei de projetos sociais, mas nunca tive essa vivência, de ter a figura materna vibrando na torcida. Atividades como essa são importantes, é uma manhã saudável, longe das telas, sem sedentarismo, com muita interação. Isso só faz ele crescer", pontuou Fábio.
O bairro foi escolhido por sua localização estratégica, comércio ativo, incentivo ao esporte e forte convivência comunitária, características que o tornam o cenário ideal para sediar o projeto, que tem como principal objetivo estimular a prática esportiva em diferentes regiões da cidade, promovendo saúde, lazer e a ocupação saudável dos espaços públicos.
"Hoje, no Esporte por Vitória na Ilha de Santa Maria, vemos diversas modalidades acontecendo lado a lado. Isso mostra a força do esporte e o quanto ele representa para nossa cidade. Agradecemos a gestão por acreditar, valorizar e investir no esporte, o que tem resgatado o protagonismo da nossa capital", destacou Índio, subsecretário de esportes de Vitória.
O som do canto e dos instrumentos que dão o tom na capoeira ecoou na praça. E quem passava parava para assistir e participar.
"O Esporte por Vitória é um programa excepcional da Secretaria de Esportes e Lazer, que aproxima as modalidades das comunidades e divulga cada vez mais o esporte. Hoje, em especial, trouxemos a capoeira, modalidade da qual sou profissional e praticante", disse Fabiana Petrilho, professora de capoeira e servidora da Semesp.
Realizado pela SEMESP, a iniciativa reforça o compromisso de oferecer esporte acessível e de qualidade a todos, além de proporcionar estrutura adequada aos atletas. O evento é também uma excelente oportunidade para que a população experimente novas modalidades esportivas e, quem sabe, descubra talentos entre os moradores.