Notícias
Escola mais viva e acolhedora: projeto de arborização cativa estudantes
Publicada em 03/08/2023, às 12h10 | Atualizada em 03/08/2023, às 12h20
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com o objetivo de tornar o espaço escolar ainda mais receptivo e agradável, fortalecendo o vínculo dos estudantes com o local, uma atividade da disciplina "Práticas experimentais - Educação Socioambiental", resultou na arborização de uma área localizada na entrada da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, que fica no bairro Monte Belo.
A proposta foi desenvolvida pelo professor Marcos Alexandre, com apoio da diretora Denize Lannes, e teve o objetivo de ressignificar um espaço que não estava sendo aproveitado, tornando a entrada da unidade de ensino mais bela e convidativa, além de trabalhar a educação socioambiental com os estudantes de turmas do 6º ao 9º ano.
O educador propôs a plantação de mudas de "Palmeira Rabo de Raposa", de nome científico Wodyetia bifurcata, muito utilizada em jardins tropicais, sendo conhecida por sua beleza e rusticidade. Segundo o professor, a espécie apresenta características adequadas ao espaço escolhido para o plantio.
Em sala de aula, Marcos tem trabalhado diversos conteúdos sobre meio ambiente e sustentabilidade, além de desenvolver algumas estratégias pedagógicas como uma "gincana de tampinhas PET", em que as turmas competem ente si, objetivando arrecadar o maior número possível, contribuindo com o meio ambiente.
Após muito aprendizado sobre o tema, os estudantes colocaram a "mão na massa" e fizeram o plantio das mudas junto ao professor. Eles participaram ativamente de todas as etapas, desde a escolha das mudas até o preparo da cova, plantio, amarração e cuidados posteriores.
"A ideia central é que eles entendam a importância das árvores, que são importantes para a vida animal, para a redução de temperatura, dentre tantos outros aspectos. Além disso, queria oportunizar aos estudantes uma atividade em que eles colocassem a mão na massa e tivessem a experiência prática de trabalhar com o plantio de uma muda", explica o professor Marcos Alexandre.
Fazendo a diferença
A iniciativa foi muito bem recebida pelos estudantes, que relataram estar satisfeitos com o resultado e alegres por terem dado sua contribuição ao projeto que, segundo eles, deixou a escola mais viva e bonita.
"Foi muito legal, divertido e trouxe muito aprendizado. Agora vamos continuar cuidando das plantas para que cresçam e fiquem bonitas", pontuou a estudante Maria Eduarda Melo, 9º ano.
"Fazer o plantio foi muito bacana, gostei muito de participar dessa iniciativa", afirmou Isaque Constantino, também do 9º ano.
"Eu gostei muito desse projeto, foi divertido plantar e participar junto com os colegas", destacou Ana Luiza, do 6º ano.
"Essa aula de plantação e as demais de educação ambiental foram muito positivas. Foram momentos divertidos com os colegas", frisou Vanderson, estudante do 7º ano
"Gostei muito de termos plantado essas mudas. Deixou a escola mais viva e a entrada mais bonita", reforçou Davi Duarte, também do 7º ano.
Valorizando o espaço escolar
Por sua vez, a equipe pedagógica que atua na Emef também recebeu de forma positiva a novidade que chama a atenção de quem entra na escola.
"O projeto idealizado pelo professor Marcos é muito interessante pois trabalha a identidade da escola, traz mais beleza a nossa instituição. Melhora também a percepção dos estudantes ao inseri-los no processo que estimula e incentiva o cuidado com o meio ambiente", destacou o pedagogo Ruan Carlos.
"O projeto de arborização desenvolvido na escola é de grande importância para o meio ambiente e têm sido positivo para os nossos alunos em relação a preservação e conservação do meio ambiente, sendo vivenciado pelos estudantes que participaram de forma prazerosa e para as crianças pequenas, no caso da minha turma, um olhar mais atrativo para o ambiente escolar, pois percebem as mudanças da paisagem em nosso entorno", disse Scheila dos Santos Ferreira, professora do 3º ano.
"A culminância do projeto possibilitou aos estudantes, além de embelezarem a fachada da escola, também admirarem por vários ângulos os resultados do empenho, uma vez que podem observá-las de fora da escola e das janelas do laboratório de informática. Isso indica o quão transformadora podem ser suas atitudes analisadas sob diversos prismas", avaliou Renata Peres, professora de Informática Educativa.