Notícias

Escola em Tabuazeiro inaugura espaço de convivência idealizado por estudantes

Publicada em 15/09/2022, às 12h40

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Carlos Antolini
Inauguração do Espaço de Vivência da EMEFTI Eunice Pereira
Inauguração do Espaço de Vivência da EMEFTI Eunice Pereira da Silveira. (ampliar)
Carlos Antolini
Inauguração do Espaço de Vivência da EMEFTI Eunice Pereira
Inauguração do Espaço de Vivência da EMEFTI Eunice Pereira da Silveira. (ampliar)

Um novo espaço lúdico dedicado à aprendizagem, convivência e interação entre os estudantes, pensado e idealizado por eles, colocando em prática o protagonismo estudantil.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, localizada em Tabuazeiro, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (15), com direito a apresentações de música, ginástica rítmica, contação de história e declamação de poesia, o "Student's Lounge", um espaço feito com verba do Conselho de Escola.

Presente no evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, elogiou a iniciativa da unidade de ensino. "Estamos em uma escola de tempo integral com estudantes muito dedicados, uma direção muito presente no dia a dia escolar. Aqui a gente vê uma educação de qualidade, arte, cultura, entretenimento. E esse novo espaço de convivência vai fazer a diferença para essa juventude. Aqui eles criam, aqui eles se reinventam, mas principalmente, estamos formando cidadãos conscientes de seus direitos e de suas responsabilidades, isso é importante para desenvolver cada vez mais nossa cidade, o Espírito Santo e o nosso país".

O prefeito recebeu uma carta dos estudantes do 9º ano, agradecendo a presença dele na unidade de ensino e enaltecendo a ação da escola. "Muito nos orgulha estudar aqui, pois essa escola faz parte de nossas vidas e, além disso, ela foi considerada uma das melhores do Estado. Hoje, a inauguração de um espaço de convivência representa para nós uma vitória, já que isso mostra a excelência dos profissionais da unidade e da dedicação dos estudantes", escreveram.

Incentivo ao protagonismo

Quem também acompanhou as atividades na escola foi a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner. "Esse é um movimento muito potente porque tem a participação efetiva dos estudantes. O protagonismo estudantil é um dos pilares da escola em tempo integral e o que aconteceu aqui foi isso. Não estamos aqui em um espaço organizado e pensado pela direção da escola para os estudantes, estamos vendo um espaço que foi pedido pelos estudantes, que participaram de todas as decisões, do que teria aqui, como eles queriam esse espaço que é deles, que eles usarão todos os dias. Estou muito orgulhosa com essa ação, isso reforça essa educação que cuida dos sujeitos em suas múltiplas dimensões", disse.

O "Student's Lounge" é a reformulação de um espaço até então ocioso na escola. Nas reuniões de líderes de turma, os estudantes levaram a proposta de fazer uma espécie de sala projetada para oferecer um espaço para relaxamento, jogos, estudos e danças.

"Esse espaço foi feito com opiniões nossas pra um aconchego. O segundo andar não tinha um cantinho nosso. Esse foi um pedido atendido. Esse espaço será dividido com as turmas do 4° ao 9° ano. Quero agradecer a todos que se envolveram e pedir que preservem o espaço", destacou a estudante Mariah Magalhães, do 9° ano.

Junto à equipe da escola, foram realizadas algumas reuniões com os estudantes para definir o que poderia ter no espaço e, após as ideias colocadas no papel, aos poucos o espaço foi ganhando a configuração que está foi inaugurada hoje: mesas de jogos, pufes coloridos, painel instagramável, bancada para uso dos tablets e iluminação especial.

"Espaços assim auxiliam na aprendizagem, no desenvolvimento social, cultural e pessoal, proporcionando uma melhor convivência entre os estudantes e a aquisição do conhecimento", destacou a diretora da unidade de ensino, Eliane Amorim.

Pai de três estudantes matriculados na Emef TI Eunice Pereira Silveira e membro do Conselho de Escola, Cristiano Pereira aprovou o novo espaço da escola para os estudantes.

"Esse novo espaço da escola é muito importante, porque a escola é uma extensão da nossa casa, é importante ter lazer também, não só obrigação. É um exemplo, que tenha em outras unidades de ensino também", incentivou.

Inauguração do Espaço de Vivência da EMEFTI Eunice Pereira da Silveira

Voltar ao topo da página