A equipe da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN) da Secretaria de Assistência Social (Semas) de Vitória participou, na segunda-feira (7), do grupo de trabalho do Alimenta Cidades. A proposta do grupo é ampliar a produção, acesso, disponibilidade, consumo de alimentos adequados e saudáveis, priorizando os territórios periféricos urbanos e populações em situação de vulnerabilidade e risco social.
A gerente da GSAN, Roseane Fernandes, disse que os trabalhos visam dar continuidade para a implantação das ações da Estratégia Alimenta Cidades, em parceria com o Instituto Comida do Amanhã (ICDA) e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Roseane explicou que esse movimento é nacional, todos os municípios brasileiros poderão implementar as ações previstas na Estratégia, participar das estratégias de formação e da Rede Urbana de Alimentação Saudável (Ruas). "Contemplando ações induzidas e apoiadas pelo Governo Federal e iniciativas que considerem o contexto específico dos territórios, com enfoque em áreas periféricas para garantir o acesso a populações mais vulnerabilizadas", destacou a gerente.
"Para impulsionar ações nesse sentido, a capital organizou o Grupo de Trabalho Intersetorial, que tem como foco no momento pensar e executar ações que traduzam esse objetivo na prática", ressaltou Roseane.
A secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, reforçou a importância das ações do grupo de trabalho do Alimenta Cidades retiraria o restante pq ficou repetitivo na proposição de ações estratégicas para garantir o acesso a alimentos saudáveis, garantindo a segurança alimentar e nutricional das famílias em situação de vulnerabilidades.